Pesquisadores apoiados pela FAPEMA recebem menção honrosa em importantes reuniões científicas

Pesquisadores apoiados pela FAPEMA recebem menção honrosa em importantes reuniões científicas
outubro 08 19:12 2013

eventos destaqueDuas pesquisadoras da área de odontologia receberam, no mês de setembro deste ano, premiações em um importante evento sobre pesquisa na área odontológica, a 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO. As doutoras Cecília Cláudia Costa Ribeiro e Luciana Salles Branco de Almeida são pesquisadoras ligadas à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

A 30a Reunião Anual da SBPqO aconteceu em Águas de Lindóia, São Paulo, entre os dia 5 a 7 de setembro, sendo o maior evento científico do Brasil, no âmbito da pesquisa em odontologia. A SBPqO, fundada em 1983, é a divisão brasileira da Internacional Association for Dental Research – IADR, importante associação que reúne pesquisadores em odontologia de vários países do mundo.

Com a tese de doutorado de Mariana Carvalho Batista da Silva, “Indicadores bioquímicos da nutrição estão associados a cárie precoce da infância”, a Profa. Dra. Cecília Cláudia Costa Ribeiro, como coordenadora e orientadora do projeto, recebeu menção honrosa. O trabalho foi desenvolvido com o apoio do edital PPSUS (Programa de Apoio à Pesquisa no SUS), por meio de um projeto que possibilitou o atendimento de 640 crianças de 18 a 42 meses, em sete distritos de São Luís/MA. Outro edital FAPEMA que também colaborou com o desenvolvimento do trabalho premiado foi o AEXT (Apoio a Projetos de Extensão), onde as crianças diagnosticadas com problemas dentários receberam atendimento gratuito na clínica de odontologia para bebês da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Outro trabalho que recebeu menção honrosa pela SBPqO, teve por título “Avaliação de parâmetros salivares relacionados ao risco de cárie em indivíduos com desordens temporomandibulares”, e foi orientado pela Profa. Dra. Luciana Salles Branco de Almeida. O trabalho constitui a dissertação de Mestrado da cirurgiã-dentista e professora Cláudia Monteiro de Andrade. O objetivo do estudo foi investigar uma possível relação entre dor crônica, estresse crônico e alterações em parâmetros salivares relacionados ao aparecimento da cárie dental em indivíduos com disfunções temporomandibulares. Os procedimentos e as análises da pesquisa foram realizados no laboratório de Patogenicidade Bacteriana da Universidade Ceuma (UNICEUMA).

A pesquisa recebeu apoio da FAPEMA por meio do edital Universal, o qual proporcionou a obtenção dos recursos necessários. Além disso, a FAPEMA financiou bolsa de iniciação científica (PIBIC/UFMA/FAPEMA) do aluno Leonardo Victor Galvão Moreira, colaborador da pesquisa e apresentador do trabalho que recebeu a menção honrosa. Leonardo também participou, recentemente, de um estágio financiado pela FAPEMA no Laboratório de Fisiologia, Dor e Estresse da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, no qual houve intercâmbio científico entre UNICEUMA, UFMA e UNICAMP.

Em 2011 a Profa. Luciana Salles foi a única brasileira a ganhar o Prêmio Hatton pela IADR. Esta premiação aconteceu na Califórnia e é considerada uma das mais prestigiadas premiações científicas internacionais em Odontologia. Na ocasião, o trabalho premiado foi relacionado a uma pesquisa realizada no The Forsyth Institute (Harvard Dental/Medical School) durante o seu doutorado em parceria com a FOP-UNICAMP. O trabalho demonstrou efeitos anti-inflamatórios e imuno-moduladores da Fluoxetina (um antidepressivo) em modelo animal de doença periodontal.

  Categorias: