Pesquisadores brasileiros recebem Prêmio Scopus 2009

Pesquisadores brasileiros recebem Prêmio Scopus 2009
setembro 24 16:15 2009

InnovationMA Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), realiza a quarta edição do Prêmio Scopus Brasil, que vai consagrar pesquisadores brasileiros com significativa produção científica. A cerimônia de entrega será realizada no dia 28 de setembro, a partir das 20h, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, serão contemplados 16 pesquisadores brasileiros. Os vencedores do Prêmio foram selecionados de acordo com sua produção científica, traduzida pelo número de artigos publicados e indexados na base Scopus, pelo número de citações feitas por outros pesquisadores, pelo índice H, e pelo número de orientandos de cada pesquisador, de acordo com o Currículo Lattes. O Prêmio Scopus acontece também em outros países da América Latina, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas.

No evento, a Fapema será representada pela sua diretora-presidente, a Drª Rosane Nassar Meireles Guerra.

Scopus
O Scopus contém resumos e referências de mais de 18 mil títulos científicos, técnicos e médicos de 5 mil editoras, garantindo ampla cobertura interdisciplinar e internacional. O Scopus também integra buscas em patentes e 435 milhões de páginas de conteúdo científico da internet. A ferramenta permite análise de citações de todos os artigos e informações detalhadas dos os autores, incluindo o índice H, sendo utilizada para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica. Para mais informações visite www.info.scopus.com.

Editora
A Elsevier é uma das mais antigas editoras do mundo, líder global em publicações de saúde, ciência e tecnologia. Com sede em Amsterdam, na Holanda, a editora possui mais de 7 mil funcionários em 77 escritórios de 24 países, atendendo a uma comunidade de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde em todo o mundo. A Elsevier publica mais de 2 mil periódicos e 1.900 novos livros por ano e oferece produtos eletrônicos como o
ScienceDirect e o Scopus. Para mais informações acesse www.elsevier.com.

Confira, abaixo, os 16 pesquisadores brasileiros contemplados:

Luiz Henrique Capparelli Mattoso – Embrapa

Philip Martin Fearnside – INPA

Ado Jorio de Vasconcelos – UFMG

Carlos Ricardo Soccol – UFPR

Diogo Onofre Gomes de Souza – UFRGS

Martin Schmal – UFRJ

Rosendo Augusto Yunes – UFSC

Paulo Roberto Cecon – UFV

Rui Curi – USP

Olacio Dietzsch – USP

Ohara Augusto – USP

Berenice Bilharinho Mendonça – USP

Walter Colli – USP

Hernan Chaimovich Guralnik – USP

Shirley Schreier – USP

José Carlos Costa da Silva Pinto – UFRJ

  Categorias: