Pesquisadores da Fapema têm valores das bolsas reajustados em 25%

Pesquisadores da Fapema têm valores das bolsas reajustados em 25%
janeiro 03 11:29 2022

A partir de janeiro, os valores das bolsas pagas a pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) terão reajuste de 25%. O anúncio feito nesta terça-feira (28) pelo governador Flávio Dino representa um progresso social com incentivo à ciência, tecnologia e inovação maranhense.

A Fapema é a segunda fundação estadual que fomenta a pesquisa e que mais investe, proporcionalmente, em ciência em todo o país: 68,86% do recurso público destinado para essa área no Maranhão é fruto do investimento do Governo do Estado, por meio da Fapema. Em 2020, a Fapema investiu R$ 41.000.000,00 em bolsas de mestrado e doutorado, além de diversos outros editais de auxílio à pesquisa.

O valor do reajuste de 25% nas bolsas permitirá que a prática científica no Maranhão seja feita com mais excelência. “Ao reajustar as bolsas avançamos em pesquisas importantes feitas diariamente por profissionais que se dedicam ao oficio da ciência, tecnologia e inovação. Precisamos ter olhar para o futuro focado no desenvolvimento intelectual e científico do Maranhão”, afirmou o governador Flávio Dino.

Para o diretor-presidente da Fapema, André Santos, o aumento do valor das bolsas veio num momento importante em que a ciência está desvalorizada no país. “A classe pesquisadora comemora com a visão do governador de que a ciência e tecnologia é essencial para o crescimento do estado e da atuação da pesquisa aplicada ao fortalecimento social e econômico do estado. Precisamos de iniciativas como esta que olham com olhos de futuro para o árduo trabalho do pesquisador cientifico”.

A professora doutora de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) do Campus Caxias, Maria Claudene Barros, afirma que a Fapema permite que a prática científica do interior do Maranhão seja feita com excelência e ratifica a importância do reajuste. “Somos gratos por essa fundação cumprir seu papel no estado e o reajuste no valor da bolsa se torna um incentivo a mais para continuarmos este trabalho valoroso de pesquisa, pois o profissional desenvolverá sua pesquisa com mais otimismo, com mais confiança e qualidade, resultando em uma pesquisa de excelência”.

 

Portaria da FAPEMA

Neste primeiro momento, o reajuste de 25% (vinte e cinco) será feito nas bolsas pagas pela Fapema nas modalidades: PIBIC JR, PIBIC, PIBITJR, PIBIT, Mestrado, Doutorado no país, Doutorado no exterior, Pós-Doutorado no país, Pós-Doutorado no exterior e Professor Pesquisador. Para mais informação, confira a portaria Nº 52 de 29 de dezembro de 2021 disponível no link: https://www.fapema.br/portaria-no-53-de-29-de-dezembro-de-2021/

 

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Maranhão com informações da Fapema.

  Categorias: