Pesquisadores e CEOS de startups apresentam resultados de projetos fomentados pela FAPEMA no Conexão Ciência Maranhão

Pesquisadores e CEOS de startups apresentam resultados de projetos fomentados pela FAPEMA no Conexão Ciência Maranhão
julho 08 18:19 2021

Neste Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, 8 de Julho, pesquisadores do estado do Maranhão com projetos contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), iniciaram as apresentações dos resultados parciais e finais de suas pesquisas na 1ª Edição do Conexão Ciência Maranhão.

O evento é uma iniciativa da FAPEMA, órgão ligado à Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado, e está sendo transmitido pelo canal Fapema Oficial no Youtube. O objetivo do “Conexão Ciência Maranhão” é socializar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

No período da manhã, – com mediação do diretor-presidente da Fundação, André Santos -, ocorreram oito apresentações dos projetos contemplados no Edital FAPEMA N° 06/2020 – COVID-19. Essa chamada pública foi uma importante medida do governo Flávio Dino no enfrentamento da doença no estado. A expectativa, era que, a curto prazo fossem desenvolvidas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de grande impacto, que contribuíssem com o esforço estadual na implementação de medidas de saúde pública em consonância com o disposto no Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus.

Dessa forma, foram apresentados os seguintes projetos: “Projeto de Manufatura de Unidades Vita para uso em Combate ao Covid-19 no Maranhão” (Shigeaki Leite de Lima da UFMA); “Perfil Clínico Epidemiológico de Pacientes Infectados com Sars-Cov-2 no Estado do Maranhão: um Estudo em Neonatos, Crianças, Adolescentes e Adultos”, (Eliza Maria da Costa Brito Lacerda da Universidade CEUMA); “Metodologias para Detecção e Quantificação dos Achados Tomográficos de Infecções da Covid-19 como Mecanismo de Apoio ao Diagnóstico, Prevenção e Tratamento” (João Otávio Bandeira Dinz – IFMA); “Análise Espaço-Temporal dos Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Covid-19 no Maranhão (Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco – UFMA); “Análise Hematológica e Bioquímica dos Recém-Nascidos Infectados pelo Sars-Cov-2, ou Não, Admitidos em UTI, durante a Pandemia da Covid-19 (Rosane Nassar Meireles Guerra  – UFMA)”; “Covid-19: Os Impactos Cardiorrespiratórios e Funcionais na Predição de Mortalidade (Daniela Bassi Dibai – Universidade CEUMA); “Inibição da Replicação do Coronavírus (Sars-Cov-2) por Lactonas Macrocíclicas (Lívio Martins Costa Junior – UFMA)”; e “Atenção Básica à Saúde, Fitoterapia e Covid-19: Realidade e Expectativa (Flavia Maria Mendonça do Amaral – UFMA).

O período da tarde foi reservado inicialmente aos projetos contemplados no Edital FAPEMA N° 24/2019 – Economia Criativa. Esse edital teve como intuito apoiar, o desenvolvimento de novos modelos de negócio e de bens ou serviços originados no Maranhão – novos ou significativamente   aprimorados (pelo   menos para o mercado nacional) – dos setores criativos   selecionados, produzidos   por   empreendimentos   formais   sediados   no   estado   do Maranhão.

Foram apresentados os resultados parciais ou finais dos seguintes projetos: “Tão Nina: uma Marca Autoral de Moda Feminina Maranhense” (Nathalia Luiza de Carvalho Campos – UFMA); “Fé de Alimária: Gravação de Coletânea Musical com Releituras do Cancioneiro Maranhense por Meio de Modernos Arranjos e Interpretações Únicas Feitas por Vinaa e Convidados” (Luiz Vinicius Muniz Cantanhede Brito – UFMA); “Solas, Mulheres e Territórios Maranhenses”  (João Victor da Silva Pereira – UFMA); “Além das Lendas” (Iramir Alves Araújo – UFMA); “Fomento à Cadeia Produtiva da Música em Guimarães e Mirinzal” (Talita Miranda Costa – UEMA); Musical “Visões de Lampião: São João do Maranhão” (Francisco Paulo De Almeida Junior – UFMA); “Toureon: Giant Ancient Mech” (José Nunes De Oliveira Neto – OPS Game Studio); e o “Projeto Audiovisual de Distribuição do Filme ´Muleque Té Doido 4: Morreu Maria Preá’ (Francisco Duarte Da Silva).

No final da tarde, ocorreram ainda as apresentações dos projetos contemplados no Edital FAPEMA N° 07/2019 – Startup. Essa chamada pública visou apoiar projetos voltados para a criação de soluções de base tecnológica com potencial de escalabilidade e replicabilidade por parte de empresas emergentes (denominadas startups), que    busquem    contribuir    para    o    desenvolvimento socioeconômico do Estado do Maranhão por meio da aplicação da inovação

Na oportunidade, seis CEOS (Chief Executive Officer – diretores executivos em tradução livre) de startups expuseram os resultados de seus projetos. Foram elas: “Imaginakids: uma Plataforma para a Construção de Histórias Infantis por Crianças” (Alionalia Sharlon Maciel Batista Ramos Lopes – UFMA); “Bobby: Analise de Aprendizagem” (Rodrigo Alexandrino Araújo); “Smartrash Startup: Adubo Produzido por Resíduos Orgânico” (Renata Maria Sousa Castro – UEMA); “Fitmentor “(Thiago Gomes Leite – UFMA); “Batchlab Mel” (Harvey Alexander Villa Vélez – UFMA); e “Tour, Ganhe a Cidade” (Rodrigo Dias Ribeiro).

“É extremamente gratificante ver como as ideias foram submetidas e como se lapidaram e se transformaram ao longo desse percurso, que eu acredito que tenha sido muito valioso para a trajetória de vocês”, concluiu o coordenador de Inovação e Empreendedorismo da FAPEMA e um dos mediadores do Conexão Ciência Maranhão, Mauricio Sá.

No início da noite, foi realizada a Mesa redonda: Mecanismos de Incentivos e investimentos para o aumento da Inovação na Pesquisa no Estado do Maranhão, com mediação do Prof. Dr. Antônio José Silva Oliveira da Academia Maranhense de Ciências e SBPC Maranhão.

A programação do Conexão Ciência Maranhão segue até esta sexta,09, no canal Fapema Oficial no Youtube.

  Categorias: