Pesquisadores já podem contar com auxílio à Editoração e à Publicação

Pesquisadores já podem contar com auxílio à Editoração e à Publicação
agosto 25 19:59 2009

A falta de apoio financeiro para publicação de artigos, livros e relivrovistas tem deixado muitos trabalhos científicos engavetados, uma realidade que deve mudar com o lançamento dos editais de Auxilio à Editoração e à Publicação lançados pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Para os dois editais, lançados pela primeira vez no Maranhão, estão sendo disponibilizados R$ 350,00 mil. A íntegra dos editais pode ser vista no site da Fundação, no endereço www3.fapema.br. O objetivo é incentivar a publicação científica e tecnológica, em especial aquela de natureza inédita, visando difundir conhecimentos, técnicos ou tecnológicos que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado do Maranhão.

            Para a professora, com mestrado em Educação, Kátia Cilene França, o lançamento dos editais veio em boa hora. Ela conta que concluiu o curso de mestrado em junho e teve sua dissertação indicada para publicação pela banca examinadora. “Como é um trabalho individual, é muito difícil termos recursos para arcar com as despesas de publicação, o que será facilitado com a abertura desses editais pela Fapema”, observa. A sua dissertação abordou o tema “Da Fala para Escrita: a instauração de um hábito”.

Editais abertos – Além desses estão abertos mais oito editais de incentivo a pesquisa maranhense: a Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) para atração de doutores; o Pronex, para grupos de excelência, o PPSUS, edital para pesquisa em saúde em parceria com o Ministério da Saúde; a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, destinada a alunos das escolas públicas do Estado, o de Infraestrutura para manutenção e conserto de equipamento; a Bolsa de Apoio Técnico; o Edital Universal, e o edital do Prêmio Fapema.

            O acesso ao formulário online para os interessados em apresentar proposta para qualquer um dos editais já está disponível no Sistema Patronage, no site da Fapema. Todos os editais foram lançados durante solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, no dia 27 de junho.  

           

  Categorias: