Pesquisadores lançam coletânea sobre artesanato no Maranhão

Pesquisadores lançam coletânea sobre artesanato no Maranhão
agosto 23 18:09 2016

Livro Artesanato Raquel NoronhaDurante o evento também serão realizadas exibições de vídeos e exposição fotográfica destacando os bastidores das pesquisas, os artesãos e os autores

Na próxima quinta-feira (25/08), às 18h, a Casa do Maranhão (localizada na Rua do Trapiche, Praia Grande) irá abrigar o lançamento do livro Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos. A publicação reúne artigos sobre pesquisas desenvolvidas por professores de vários departamentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), além de egressos do Programa de Pós-Graduação em Design da UFMA.

Artesanato no Maranhão traz múltiplos olhares e um panorama amplo sobre o tema, passando pelas ciências dos materiais, design, sociologia e antropologia, valorizando o caráter multidisciplinar do produto artesanal, a partir de estudos no contexto maranhense. “O fortalecimento das relações entre artesanato e design significa criar oportunidades para a criatividade, para o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada e sustentável”, destaca a professora de Design e uma das autoras do livro, Raquel Noronha.

A obraArtesanato no Maranhão: práticas e sentidos traz 11 artigos distribuídos em quatro partes. Todas destacam aspectos simbólicos relacionados ao mundo do trabalho, à sustentabilidade e ao ensino das metodologias e aprimoramento dos materiais dentro de sala de aula e em contato com artesãos maranhenses. “Os textos representam a visão, o conhecimento e a experiência de profissionais envolvidos com a cultura do artesanato, tendendo a uma percepção complexa e despida de conceitos fechados”, explica Raquel Noronha.

A publicação teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), por meio do Edital do Programa de Apoio à Publicação de Livros, Coletâneas e Catálogos (APUB), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Conta com prefácio de Ricardo Gomes Lima, gestor do Programa do Artesanato Brasileiro (PROMOART) e com a orelha do livro de autoria da pesquisadora pernambucana Virginia Cavalcanti, coordenadora do Imaginário Pernambucano, um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco.

Debate – Na quarta-feira antes do lançamento (24/08), serão formados grupos focais de discussão de temáticas relativas às cadeias produtivas dos artesanatos produzidos no estado. O debate será das 9 às 17h, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias da UFMA (CCET). Os autores do Artesanato do Maranhão integrarão os grupos de trabalho, que acontecem a partir de metodologias de co-criação e design participativo, elicitação com imagens, artefatos e textos para debates. De acordo com Raquel Noronha, não se trata de um modelo tradicional de seminário, no qual um orador principal fala. “Aqui eliminamos hierarquias e os trabalhos serão conduzidos colaborativamente”, afirma. No final do evento será realizada uma atividade de desenho coletivo, como consolidação do debate.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro “Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos”
Quando: Dia 25 de agosto, às 18h
Onde: Casa do Maranhão
Quem (autores): Organizadores/autores: Denilson Santos, Raquel Noronha, Luciana Caracas, Glauba Cestari; Autores: Paulo Keller, Patrícia Silva, Márcio Guimarães, Camila Andrade, Samuel Benison, Rosilene de Lima, Joana Golin.
MAIS INFORMAÇÕES: Raquel Noronha: 98119-2128 / raquelnoronha79@gmail.com

 

  Categorias: