Pesquisadores lançam livro sobre A Guerra dos Mundos no Maranhão

Pesquisadores lançam livro sobre A Guerra dos Mundos no Maranhão
outubro 25 18:42 2011

Guerra_dos_MundosOutubro de 71: memórias fantásticas da Guerra dos Mundos. Este é o título do livro que será lançado no próximo dia 26, a partir das 19h, no auditório do Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias.

A obra é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, com o apoio do Museu da Memória Audiovisual – MAVAM, resultado da pesquisa acadêmica realizada sob a coordenação do Profº. Dr. Francisco Gonçalves, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

O grupo orientado por Francisco Gonçalves é formado pelos comunicólogos Aline Cristina, Andréia Lima, Elen Mateus, Kamila Mesquita, Karla Miranda, Mariela Carvalho, Romulo Gomes e Sarita Bastos. Eles realizaram um trabalho aprofundado de resgate da memória do rádio maranhense, tendo como objeto de estudo o programa especial veiculado pela Rádio Difusora na São Luís de 1971, que narrou a invasão de alienígenas na Terra.

Para compor o material que integra Outubro de 71, a equipe entrevistou as pessoas que fizeram a emissão radiofônica da Difusora; elaborou, a partir disso, um perfil biográfico de cada um deles; colheu informações sobre o contexto social e institucional em que o programa esteve inserido e, por fim, recuperou e disponibilizou o roteiro e o áudio do programa maranhense.

A entrada para o evento é gratuita e aberta a todos os públicos. Na ocasião, serão vendidos exemplares do livro, que vem acompanhado de um cd contendo a gravação original editada da transmissão de 1971 do programa da Difusora. A noite de 40 anos de “A Guerra dos Mundos” no Maranhão será encerrada com sessão de autógrafos e coquetel.

O que foi “A Guerra dos Mundos” – Para comemorar o Dia das Bruxas, a emissora norte-americana Columbia Broadcasting System – CBS transmitiu, no dia 30 de outubro de 1938, uma versão radiofônica da obra homônima de autoria do inglês H.G.Wells,

O programa Radioteatro Mercury, com roteiro reescrito por Orson Welles, ficou conhecido como “rádio pânico”, tamanho o impacto que esta peça adaptada para o rádio teve na vida dos estadunidenses. O formato mixava elementos ficcionais e jornalísticos para noticiar que o nosso planeta estava sendo aniquilado por extraterrestres.

A Rádio Difusora planejou, três décadas mais tarde, fazer uma edição de “A Guerra dos Mundos” em São Luís. Os profissionais Sérgio Brito, Elvas Ribeiro – o Parafuso, Manoel José Pereira dos Santos – o Pereirinha, José Branco, Rayol Filho, Bernardo de Almeida, Reynaldo Faray, José Faustino dos Santos – o Jota Alves e Fernando Melo construíram juntos a ideia de que o rádio ainda possuía forte apelo público, um lugar firme no século XX e potencialidades a serem exploradas. A data carregava em si todo o simbolismo inerente à versão que inspirou o programa – era 30 de outubro de 1971 – e a Difusora comemorava aniversário naquele exato dia.

A convite de Magno Bacelar, dono da Difusora na época, o ambiente idealizado por Sérgio Brito – coordenador do projeto pensado para o solo maranhense -, levou a população não só a crer que estava sofrendo um ataque alienígena, como também começava a presenciar o fim do mundo. A comoção foi tamanha, que a sede da emissora chegou a ser ocupada por tropas do exército.

Com prefácio do pesquisador Eduardo Meditsch, Outubro de 71 apresenta os bastidores da produção de “A Guerra dos Mundos” na capital do Maranhão; curiosidades sobre a construção do roteiro; depoimentos que retratam o estado nos anos de 1970; além de histórias pessoais de cada profissional envolvido no projeto.

Para o lançamento do livro foi produzida uma fanpage, onde há informações, fotos, atualizações diárias sobre a pesquisa, sorteios de exemplares, além da venda online do livro. A leitura de Outubro de 71 levará o público a refletir sobre o papel social e cultural do rádio em meio às transformações decorrentes do advento das novas tecnologias de comunicação.

  Categorias: