Pesquisadores maranhenses ganharão mais incentivos

Pesquisadores maranhenses ganharão mais incentivos
agosto 10 19:06 2009

DSC09537modifOs pesquisadores maranhenses que tiverem interesse em obter bolsas de apoio para financiamento de projetos de pesquisa devem ficar atentos aos prazos de submissão de proposta, estipulados nos editais lançados pela Fapema.

Ao todo são dez editais que estão em andamento contemplado diversas áreas do conhecimento. Quatro dos editais estão sendo lançados pela primeira vez no Maranhão e representa uma conquista para os pesquisadores do Estado. A íntegra dos editais está disponível no site da fundação, no endereço www3.fapema.br.

Entre os editais inéditos está o Edital Universal que contempla pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e desenvolvimento e/ou ensino e pesquisa, pública ou privada, sediada no Maranhão. Os recursos alocados pela FAPEMA para este edital são da ordem de R$ 1,5 milhão.

As propostas para este edital devem ser apresentadas por pesquisadores doutores ou mestres, vinculados às instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centro tecnológico, público ou privados, sem fins lucrativos, sediados no Maranhão. A data limite para submissão on-line das propostas é dia 21 de setembro e para postagem é dia 23.   

Os outros três editais inéditos são os de Auxilio Editoração para publicação de livros, Auxilio a Publicação de Artigos e Auxilio a Manutenção e Conserto de Equipamento- Infraestrutura. Os dois primeiros visam incentivar a publicar científica e tecnológica, em especial aquelas de natureza inédita, visando difundir conhecimento, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento cientifico – cultural. 

O de infraestrutura objetiva apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa cientifica e tecnológica nas instituições de ensino superior e de pesquisa visando dar suporte á fixação de jovens pesquisadores e de novos grupos, em qualquer área de conhecimento.

Estão ainda abertos os editais para bolsas de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), para atração de doutores, sendo que cinco das 14 bolsas que estão sendo oferecidas são destinadas as profissionais com formação nas áreas de abrangência da Refinaria Premium; o Pronex para grupos de excelência, Bolsa de Iniciação Júnior, Bolsa de Apoio Técnico, bolsa PPSUS para pesquisa em saúde em parceria com o Ministério da Saúde, e o edital do Prêmio Fapema.

Prêmio Fapema – A premiação é destinada a estudantes do ensino fundamental, médio, da graduação, recém formados, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social e inventores locais. Ele está dividido em sete categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Talento Maranhense, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano.

O tema deste ano é “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão”, e visa fomentar as discussões sobre este grande projeto a ser implantado no município de Bacabeira (MA). Ainda com esse propósito, o edital Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional – DCR destina cinco bolsas a profissionais com formação nas áreas de abrangência da Refinaria Premium. 

 

 

           

  Categorias: