Pesquisadores se reúnem para julgamento da chamada pública BEPP

Pesquisadores se reúnem para julgamento da chamada pública BEPP
março 20 16:56 2014

DSC 3761 - CópiaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA recebe nesta quinta-feira, 20, consultores ad hoc de vários estados para o julgamento das propostas concorrentes ao edital Bolsa de Produtividade em Pesquisa – BEPP N°42/2013. Nesta rodada a chamada pública recebeu a inscrição de 58 propostas, e, a partir desta reunião, serão selecionados os projetos que receberão as bolsas.

A diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra abriu a reunião nesta manhã dando boas vindas e agradecendo a presença dos consultores. “Para nós é bastante satisfatório contar com o apoio de profissionais integrados com a pesquisa científica. Para este edital (BEPP), contamos com a experiência de cada consultor para a seleção das propostas e a então concessão de bolsas, que servirão de incentivo aos pesquisadores do nosso estado”, declarou.

O edital BEPP é destinado a pesquisadores que se destaquem em sua área de atuação e já tenham um histórico de produção acadêmica. O objetivo é estimular a produção científica, tecnológica e a experiência na formação de recursos humanos na graduação e também na pós-graduação, por meio da execução de orientações.

O professor doutor Wagner Figueiredo Sacco, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA – comentou: “A FAPEMA está dando um ótimo exemplo com a iniciativa de execução deste edital. Ele é bastante relevante para diminuir a assimetria entre os eixos norte/nordeste e sul/sudeste”.

Em complemento, a professora doutora Eugênia Pereira, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, disse: “a atitude da FAPEMA é louvável, pelo fato de incentivar os pesquisadores do estado que ainda não alcançaram bolsas semelhantes a essa a conquistá-las. Os projetos que eu já pude analisar são bons, exequíveis e com estrutura adequada; os pesquisadores estão se aprimorado em desenvolver trabalhos bastante interessantes”.

Serão concedidas 20 bolsas no valor mensal de R$ 1.254 para pesquisadores com mais de sete anos de doutoramento e outras 10 bolsas no valor mensal de R$ 650 para doutores com até sete anos de doutoramento. Todas as bolsas têm a duração de dois anos, sendo possível a renovação pelo mesmo período de tempo, mediante uma solicitação e apresentação de relatório de atividades.

O edital BEPP alcança tanto novos pesquisadores doutores, como os da categoria sênior. “Vejo este edital como um incentivador, sobretudo aos novos pesquisadores, que também têm a oportunidade de conseguir esta bolsa. Esse é mais um apoio importante que a FAPEMA traz, sempre prezando pela qualificação nesse processo de julgamento, contando com pesquisadores experientes, bolsistas de produtividade, o que garante uma seleção justa”, comentou a professora doutora Gilda Vasconcelos de Andrade, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

O julgamento do edital BEPP acontecerá durante toda esta quinta (20) e sexta-feira (21) e a divulgação do resultado será a partir da próxima semana.

  Categorias: