Pesquisadores visitam acervo da Coleção Zoológica do Maranhão, em Caxias

Pesquisadores visitam acervo da Coleção Zoológica do Maranhão, em Caxias
maio 02 20:55 2012

CZMAUma comitiva formada por oito pesquisadores das Universidades do Paraná, Rio de Janeiro e do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) estiveram reunidos no final do mês de abril, no Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão (CESC-UEMA), no município de Caxias, para o estudo da fauna de insetos do acervo da Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA). Os pesquisadores são especialistas em moscas, abelhas, marimbondos, borboletas, cigarrinhas e percevejos.

A equipe foi recepcionada pelo curador da CZMA, o especialista em Diptera,  Francisco Limeira de Oliveira, que desempenha um trabalho de importante relevância para o conhecimento da biodiversidade no Maranhão. Segundo ele, apesar do estado possuir uma rica biodiversidade de insetos, esta ainda é pouco conhecida, e com o agravante de não haver nenhuma informação disponível nos sítios eletrônicos disponibilizados na internet, que venha viabilizar a universalização desse conhecimento.  Por isso, o pesquisador destaca a importância do trabalho feito na CZMA: “Aqui foram identificadas dezenas de espécies novas para ciência e certamente muitas outras serão encontradas pelos especialistas”, declarou Francisco Oliveira.

Para o professor da UEMA, a visita da equipe ao poló em Caxias contribui para ampliar a articulação com especialistas de alta qualificação no país, o que resultará no impulso maior do conhecimento dos insetos do Maranhão. “A visita dos pesquisadores à CZMA fortalecerá tanto a troca de informações como a integração da equipe maranhense com pesquisadores de outros estados e também pesquisadores internacionais interessados na fauna da região. É uma oportunidade valiosa para dar mais visibilidade a esse trabalho feito no nosso Estado”, observou o curador Francisco Oliveira.

Integraram a equipe José Albertino Rafael (INPA, especialista em Diptera), Márcio Luis Oliveira (INPA, especialista em abelhas e grupos afins), Alexandre Somavilla (INPA, especialista em Vespidae-hymenoptera), Josenir Texeira Câmara (INPA, especialista em Diptera), Olaf Mielke (UFPR, especialista em lepidóptera), Mirna Casagrande (UFPR, especialista em lepidóptera), Rodney Cavichioli (UFPR, especialista em Cicadellidae), Daniela Maeda Takiya (UFRJ, especialista em Cicadellidae).

A FAPEMA, em sintonia com as demandas da pesquisa local, tem trabalhado também na elaboração de editais específicos para acervos, em especial, acervos biológicos existentes em todo o estado, como forma de preservação do patrimônio maranhense.

  Categorias: