Pesquisas desenvolvidas por servidores públicos maranhenses compõem livro

“Gestão Pública: novos olhares e novas tendências” é frutoda parceria entre a Fapema, Secti e EGMA

Pesquisas desenvolvidas por servidores públicos maranhenses compõem livro
fevereiro 01 15:40 2022

Na tarde de 24/01 foi realizado, no auditório da Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA) o lançamento de dois produtos produzidos com o apoio dos servidores do Governo do Estado: a revista Gestão em Foco e o Livro Gestão Pública: novos olhares e novas tendências. A cerimônia de lançamento foi realizada de forma híbrida, com participação presencial e transmissão nas redes sociais da Escola de Governo.

Os artigos que compõem o livro Gestão Pública: novos olhares e novas tendências foram produzidos pelos servidores finalistas do inédito prêmio Servidor Pesquisador, instituído através do decreto nº 35.818 de 14 de maio de 2020. O processo de seleção e de premiação dos servidores foi fruto de uma parceria da EGMA com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Dentre os finalistas do prêmio que tiveram os seus trabalhos publicados no Livro, estão duas servidoras pesquisadoras da Fundação e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema): Leidyane Ramos Matos e Walline Alves Guimarães, respectivamente, assinaram o artigo “Gestão da Inovação no setor público: a importância da administração de competências e habilidades de servidores inovadores”. Leidyane é jornalista, Coordenadora do Núcleo de Difusão Científica (NDC) da Fapema, e possui especialização em Assessoria de Comunicação e em Educomunicação. Já Walline, também jornalista, produziu o artigo, enquanto trabalhava no NDC, e atualmente trabalha na UEMA, além de ser Doutoranda em educação. “Foi muito gratificante, de certa forma é um incentivo para que eu continue a produzir trabalhos científicos“, destacou Leidyane, além de afirmar que o reconhecimento foi um “divisor de águas” em sua carreira acadêmica. Para Walline, o prêmio e subsequente a publicação do livro foram um estímulo muito importante para os servidores: “Os funcionários da esfera pública puderam mergulhar de fato na pesquisa com a finalidade de melhorar os serviços e as ações desempenhadas”, explicou a pesquisadora.

O diretor Científico da Fapema, profº João Batista Bottentuit Júnior, representou a Fundação na solenidade e destacou a importância da parceria entre os diferentes órgãos do governo para a premiação dos servidores e confecção deste material: “Tive a honra de participar deste processo juntamente com a EGMA durante todas as etapas: publicação do edital, recepção e avaliação das propostas até o dia da grande premiação”, explicou João, além de descrever o livro como um “reconhecimento” da contribuição dos servidores e  reafirmar o compromisso da Fundação em ser parceira para mais ações como essas.

  Categorias: