Pesquisas sobre botânica resultam em dois livros publicados com apoio da FAPEMA

Pesquisas sobre botânica resultam em dois livros publicados com apoio da FAPEMA
junho 06 15:56 2013

o-que-e-reflorestamento-03

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciativas para melhorar a qualidade de vida e garantir a preservação dos recursos naturais no estado estão sendo lembradas. Através da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA é possível conhecer trabalhos científicos que abordam essa temática de preservação.

O pesquisador Claudio Urbano Pinheiro, Ph.D em Biologia pela Universidade de Nova Iorque, EUA, que tem estudos voltados para a área de botânica aplicada, etnobotânica e botânica econômica, desenvolveu pesquisas que trazem como referência a preservação ambiental e que se transformaram em obras. Uma delas resultou no livro Matas Ciliares: Recuperação e Conservação em Áreas Úmidas do Maranhão que traz uma abordagem geral sobre as matas ciliares e a vegetação nas áreas úmidas do estado.

De acordo com o pesquisador, em capítulos específicos “são relatados estudos e experiências de mudas com espécies regionais, modelos de revegetação, formação de grupos ecofisiológicos, além do plantio, condução, proteção e monitoramento das mudas em áreas revegetadas”, explicou. O livro, de 191 páginas conta com belas ilustrações e tem o envolvimento de comunidades ribeirinhas da região.Claudio Urbano

Outro titulo do pesquisador, que traz informações sobre a melhor forma do uso de recursos pela comunidade é Os Recursos Naturais, a Socioeconomia e a Cultura do Município de Penalva, Baixada Maranhense. A obra pretende ser fonte de informações sobre a região, principalmente pela abordagem da realidade ambiental no local nos mais variados aspectos: pesca, extrativismo, agricultura e pecuária.

Essa publicação foi realizada em parceria com Galdino Cardinal Arouche, agente de saúde e reconhecido defensor ambiental na região do município de Penalva e, assim como o título anterior, foi publicado com o apoio da Fundação, através do edital APUB, que destina recursos financeiros à publicação e editoração de cunho científico. O livro também trouxe aspectos culturais da região, incluindo festas, danças, costumes e lendas..

  Categorias: