Petrobras lança amanhã obras de refinaria no Maranhão

Petrobras lança amanhã obras de refinaria no Maranhão
janeiro 15 13:15 2010

A Petrobras informou hoje, em comunicado, que será realizada amanhã, às 10 horas, a cerimônia de lançamento do início das obras da refinaria Premium I, no Maranhão. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve participar do evento. Segundo a Petrobras, a refinaria terá capacidade de processar 600 mil barris por dia, o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional produzido atualmente pela empresa.

petrobrasNo comunicado, a Petrobras informou ainda que a refinaria entrará em operação em duas fases, sendo que a primeira está prevista para setembro de 2013, quando a unidade terá capacidade para processar 300 mil barris por dia. A segunda fase começará em setembro de 2015, sendo que a unidade contará com uma faixa de dutos e um terminal portuário para receber petróleo e escoar derivados.

O empreendimento tem como objetivo aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.

De acordo com cálculos da empresa, o projeto irá gerar, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho diretos, indiretos e por efeito renda no País. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente mil e quinhentos trabalhadores, segundo a estatal.

O termo de compromisso para a construção da Refinaria Premium I foi assinado pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em 14 de outubro de 2009. Em maio de 2009, foi assinado o Protocolo de Entendimentos e, em 10 de julho de 2009, foi publicado o decreto do Governo do Maranhão, declarando de utilidade pública os 20 milhões de metros quadrados do terreno da refinaria.

  Categorias: