Planetário e Cubo Mágico: tecnologia desperta interesse durante a SNCT 2011

outubro 22 19:39 2011

Planetario2A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia trouxe algumas atividades que fizeram os visitantes entrarem, de fato, em contato com o mundo da tecnologia e da inovação. Algumas delas, em especial, chamaram a atenção, principalmente, de crianças e adolescentes, como o Cubo Mágico e o Planetário.

“Nunca tinha visto nada parecido”, afirmou a estudante Maria Letícia, de 17 anos, logo após deixar o Planetário. Em uma estrutura inflável de 3,2 metros de altura, sessões de visitação eram realizadas a cada meia hora com grupos de 30 pessoas. Lá dentro, monitores apresentavam o fascinante e misterioso sistema solar aos atenciosos espectadores, que saíam da tenda encantados.

É a segunda vez que o Planetário está presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ano passado, a atividade foi uma das mais procuradas no evento e, este ano, o sucesso se repetiu. Em média, passaram por lá cerca de 300 pessoas por dia.Planetario

Outra atividade que despertou bastante interesse de quem passou pela cidade da ciência e tecnologia, montada durante sete dias no estacionamento do São Luís Shopping, foi o Cubo Mágico Tridimensional. Um scanner captava os movimentos das pessoas e os reproduzia em um ambiente virtual, onde elas podiam interagir com os elementos lá presentes. O sistema, que substitui a utilização de controles remotos, é o mesmo utilizado em games interativos.

A tecnologia fascinou, principalmente, as crianças, que não abriram mão de saber como o dispositivo funcionava e sempre enchiam os monitores de perguntas. Durante os sete dias de exposição, passaram pelo Cubo Mágico mais de duas mil pessoas, estudantes em sua maioria.

CuboSegundo a Secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Olga Simão, a participação dos visitantes nas atividades foi muito satisfatória. “No ano passado, tivemos cerca de 1.500 pessoas inscritas nas atividades. Este ano, foram mais de oito mil. Esse índice de participação mostra que nós conseguimos cumprir nosso objetivo e é muito gratificante ver que, cada vez mais, as pessoas estão se interessando por ciência e tecnologia”, comemorou.

MesaA Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

 

 

  Categorias: