Plano de Ciência e Tecnologia da Amazônia é entregue ao Parlamento

Plano de Ciência e Tecnologia da Amazônia é entregue ao Parlamento
março 28 13:42 2014

971590 600917533318075 25333200 nO Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia Legal – PCTI foi entregue nesta quinta-feira à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Os parlamentares prometeram discutir os pontos do Plano e colocar as áreas de CT&I, voltadas para o Norte do país. O deputado Miriquinho Batista, autor do requerimento para a discussão, aponta que é necessário um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia, respeitando as questões ambientais, mantendo a biodiversiade da região.

O PCTI propõe a interação sistêmica entre os atores e instituições para o alcance de uma combinação harmônica entre objetivos de crescimento, inovação, competitividade, equidade e sustentabilidade. As tecnologias e inovações promissoras tomam por base o uso de substâncias e materiais obtidos no bioma amazônico. Essas tecnologias são de grande importância pois serão capazes de abrir novas perspectivas de ocupação produtiva e reforçará a inclusão social e a conservação ambiental.

Serão convidados para o debate, dentre outros, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti, Jadir José.

  Categorias: