Plano de trabalho da FAPEMA é lançado em Bacabal pelo presidente Alex Oliveira

Plano de trabalho da FAPEMA é lançado em Bacabal pelo presidente Alex Oliveira
abril 23 12:24 2015

 

plano fapemaO Plano de Trabalho 2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foi lançado na noite desta quarta-feira (22) em Bacabal pelo diretor -presidente da Fundação, Alex Oliveira. Nesta quinta-feira o lançamento acontece em Codó, às 10h, e em Caxias, às 19h; na sexta-feira (24), em Chapadinha, às 14h30. O evento realizado em Bacabal reuniu pró-reitores, diretores de centro, professores e estudantes da região interessados em conhecer as novas diretrizes do governo do Estado na área de ciência, tecnologia e inovação.

Para este ano estão previstos investimentos da ordem de R$ 50,3 milhões. A nova politica de fomento à pesquisa está estruturada em quatro linhas – Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência-, 15 programas e 43 editais, e tem como foco estratégico a inclusão social.

“Vamos visitar todas as regiões do Estado apresentando o novo programa da FAPEMA e com isso dando mais oportunidade para que os pesquisadores maranhenses conheçam as novas diretrizes do governo nesta área e desenvolvam pesquisas que contribuam para o crescimento do Maranhão”, destacou Alex Oliveira.

A diretora do Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Rozilma Bauer, elogiou a iniciativa da FAPEMA de visitar os municípios maranhenses. “Esta é uma iniciativa pioneira da FAPEMA e eu aplaudo essa iniciativa e agradeço pelo fato de terem escolhido nossa cidade para apresentação do plano. O evento atingiu o objetivo, pois o lançamento foi excelente e o plano está dentro das expectativas das universidades, pesquisadores, professores e alunos”, disse. “Todos que participaram ficaram felizes e satisfeito por terem esta oportunidade de estar aqui neste momento e poderem retornar as suas universidades e desenvolver algumas das ações que foram propostas aqui”, completou.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Porfirio Candanedo Guerra, também falou da importância da iniciativa. “Este é um momento histórico e muito elogiável da FAPEMA que está divulgando seu plano de trabalho. Tivemos aqui uma concorrência muito boa de instituições públicas, assim como de alunos ouvindo de forma clara o que a FAPEMA pretende e como vai ser realizado o plano. Isso nunca foi visto anteriormente, sempre centralizou na Ilha e através de cada instituição que era responsável por essa divulgação”, observou o pró-reitor.

A forma como o trabalho está sendo conduzido, segundo o pró-reitor, contempla muito mais as instituições e professores. “Aqui ouvimos do presidente Alex Oliveira as recomendações e as mensagens que o governador Flávio Dino está colocando dentro desses projeto, então isso é muito importante”, acrescentou

Interiorização – A apresentação faz parte do trabalho de interiorização das ações da FAPEMA e segue determinação do governador Flávio Dino e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. A Diretora Científica da FAPEMA, Silvane Magali Nascimento, o assessor de Planejamento, Paulo Vasconcelos e a coordenadora do Núcleo de Difusão Científica, Luanna Carvalho, acompanham o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira nas viagens.

A previsão é que até junho sejam visitadas as cidades de Barra do Corda, Imperatriz, Balsas, Colinas, Santa Inês, Pinheiro e Alcântara, para ampliar os espaços para o diálogo com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade maranhense. Essas ações contam com a parceria das instituições de ensino superior do Estado.

  Categorias: