Plano de trabalho da Fapema é lançado em Balsas e Imperatriz

Plano de trabalho da Fapema é lançado em Balsas e Imperatriz
maio 15 19:48 2015

0BalsasDando seguimento as ações de interiorização da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), foi apresentado na última terça (12) e quinta-feira (14), o plano de trabalho da fundação para o ano de 2015 nas cidades de Balsas e Imperatriz, respectivamente.

Com investimentos da ordem de R$ 50,3 milhões, o plano da FAPEMA estrutura-se em quatro linhas de ação consideradas prioritárias e definidas em Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência. Na ocasião foram apresentados todos os 15 programas e 43 editais que deverão ser lançados ao longo deste ano, como os novos editais Universidade de Todos Nós e Tecnologias Sociais que já estão com chamadas abertas para submissões. 

Alex Oliveira, diretor-presidente da Fapema, ressaltou a importância dessa ação que segue determinação do governador Flávio Dino . “Ao levar o lançamento do plano de trabalho para todo o Maranhão, a Fapema adota uma perspectiva de fortalecimento da ação do governo do estado de fomento à ciência e tecnologia em todos os pólos de ensino superior e de pesquisa sediadas no estado”.

Na cidade de Balsas, o lançamento aconteceu no auditório da Faculdade de Balsas (Unibalsas), contando com a presença de professores da instituição, pesquisadores das demais instituições de ensino superior sediadas no município, representantes da Embrapa e de alunos.

O diretor geral da Unibalsas, Prof. Marlon Possani, falou da relevância do evento para o desenvolvimento da ciência da região. “Nós ficamos muito felizes ao receber a Fapema e sua equipe, o que para nós é um momento transformador, se comparado aos anos passados onde tínhamos que ir a São Luís para participar de ações semelhantes a essa. Hoje, receber aqui na nossa cidade a Fapema é muito importante, já que nós acreditamos muito no potencial dos projetos que possam surgir a partir dessas oportunidades, tanto para nossos estudantes quanto para os nossos professores. Além disso, também ficamos muito felizes em receber outras instituições como a UEMA, UFMA e Embrapa que são instituições que compartinham conosco a mesma preocupação em contribuir para a formação de uma sociedade melhor”, finalizou.0IMP-Bira

Na quinta-feira (15), o lançamento aconteceu no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, que ponderou sobre a contribuição que o conhecimento pode gerar para o desenvolvimento do estado. “Todas as áreas de conhecimento são absolutamente necessárias e podem dar uma contribuição para que possamos mudar a realidade do estado Maranhão e garantir uma outra perspectiva de vida para todos nós”.

Ainda na cidade de Imperatriz, o secretário e o diretor-presidente da FAPEMA participaram de uma reunião na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com o objetivo de ouvir as demandas dos professores e tratar sobre a necessidade de criar programas de pós-graduação para fortalecer o ensino na região e elevar o número de mestre e doutores no Maranhão.

Durante os lançamentos, foi apresentada toda a oferta de editais disponíveis pela fundação, o que proporcionou, ainda, a abertura do diálogo e a troca de informações. “Nós iremos voltar outras vezes e vamos estar à disposição para ouvirmos as sugestões e as críticas de toda a comunidade universitária e, para que assim, possamos saber a melhor forma de colocar e destinar todos estes recursos que estão a nossa disposição”, concluiu o secretário Bira do Pindaré.

As próximas rodadas de lançamentos ainda incluirão as cidades de Barra do Corda, Colinas, Santa Inês, Pinheiro e Alcântara.

  Categorias: