Plano de Trabalho da Fapema será lançado nesta quinta (09)

Plano de Trabalho da Fapema será lançado nesta quinta (09)
abril 07 17:39 2015

0LANÇAMENTOO Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realiza nesta quinta-feira (09), o lançamento do Plano de Trabalho que irá nortear as ações da fundação para o ano de 2015. O plano, voltado para “Mais Ciência e Inovação para Todos Nós” e estruturado em quatro linhas de ação, 15 programas e 43 editais, prevê para este ano investimentos no valor de R$ 50,3 milhões nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, fomentando projetos que contribuam para o desenvolvimento do Maranhão.

A cerimônia de lançamento está marcada para as 17h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, e será presidida pelo governador Flávio Dino, acompanhado do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré e do diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira. Reitores, pró-reitores, pesquisadores, secretários estaduais e municipais, diretores de escola, empresários e representantes de movimentos sociais devem comparecer ao evento.

Fruto de uma construção em equipe, o plano demonstra o compromisso do governo em fomentar a ciência, tecnologia e inovação e atuar na formulação de políticas para melhorar o desenvolvimento social, a competitividade e sustentabilidade, contribuindo para a produção e popularização do conhecimento no estado do Maranhão.

Para isso, a Fapema segue um novo direcionamento baseado na adoção das linhas de ação: Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação, e Popularização da Ciência.

“As linhas de ação estão claramente definidas e compostas por programas e editais que permitem a comunidade científica e a sociedade em geral compreender este processo de fomento, formação de recursos humanos e de popularização da ciência que constituem o âmago da política de desenvolvimento científico e tecnológico promovido pela fundação”, explica o presidente.

Dentre as novidades para este ano está o programa Mais Inclusão e o editais de Redes Regionais e Agricultura Familiar; o programa Inova Maranhão, que inclui financiamento para Startups; o Tecnologia Social, voltado para as áreas de desenvolvimento humano, escola, segurança cidadã e arranjo produtivo local; o apoio a mobilidade acadêmica internacional a partir do programa Cidadão do Mundo; e o Universidade de Todos, que irá fomentar projetos de extensão de curta duração e que estejam pautados na parceria entre universidade e comunidades.

Para assegurar a sustentabilidade e o fortalecimento da competitividade da Fapema, ações de fortalecimento institucional também integram esse plano. A proposta é que sejam criados mecanismos de gestão integrada para que interesses privados se alinhem com os investimentos públicos.

Aqui estão previstas a realização das oficinas de planejamento e participação social e a criação de Câmaras de Assessoramento como forma de apoio na avaliação do mérito de propostas, na avaliação de editais e em pareceres técnicos relativos aos programas e projetos financiados pela fundação.

  Categorias: