“Plantas úteis do Maranhão” é o primeiro livro lançado no stand da FAPEMA na SBPC

julho 11 20:28 2011

LivroO lançamento do livro “Plantas úteis do Maranhão – Região da Baixada Maranhense”, dos pesquisadores Claudio Urbano, Naíla Araújo e Galdino Arouche, movimentou na tarde desta segunda-feira, 11, o stand da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), montado na Expot&C – uma das atrações da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontecerá até sexta-feira, 15, no campus da Universidade Federal de Goiânia/GO.

Durante toda a semana, no stand da FAPEMA, haverá lançamentos de livros de pesquisadores maranhenses apoiados pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), por meio da Fundação.  Para a acadêmica Jessica Viana, de Santa Catarina, o evento é uma oportunidade de conhecer as produções de outros estados. “Esse é um livro muito interessante, que não teria oportunidade de conhecer se não tivesse sido lançado aqui”, destacou.

 A obra tem 260 páginas e traz, inicialmente, uma caracterização da região da Baixada Maranhense quanto às suas principais unidades de paisagem e tipologias de vegetação. Nos capítulos seguintes, 153 espécies vegetais da região são agrupadas por formas de crescimento (árvores, palmeiras, arbustos, ervas e trepadeiras), mostrando as principais características de cada uma quanto à botânica, ecologia, ocorrência no Brasil e na regiãoLivro-2.

“Elas estão listadas principalmente pela utilidade que têm para a região da Baixada Maranhense”, explica Claudio Urbano. A expectativa do autor é que a obra seja uma referência para os estudantes e pesquisadores do Maranhão.

O pesquisador destacou que a Baixada é uma região com muito potencial, muitos recursos hídricos e com uma flora muito rica, “mas com uma pobreza também muito grande”. A obra, segundo o autor tem o propósito de somar nesse esforço de aproveitamento de recursos naturais, no caso especifico do livro, das plantas da região da baixada maranhense.       

Na terça-feira, 12, acontece o lançamento do livro “Uma Viagem pela Idade Média- Estudos Interdisciplinares” com a autora convidada Adriana Zierer. Ao longo da semana serão lançados ainda, “A Imagem na Idade da Mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo”, organizado por Marcus Ramúsyo; “Maranhão – ensaios de biografia & história”, de autoria de Yuri Costa e Marcelo Cheche Galves  e Pesquisadores do Maranhão, organizado pela FAPEMA.

 

  Categorias: