Plataforma Buriti garante transparência e agiliza busca por pesquisas apoiadas pela FAPEMA

Plataforma Buriti garante transparência e agiliza busca por pesquisas apoiadas pela FAPEMA
dezembro 11 19:57 2014

A plataforma, disponível no portal fapema.br, é uma nova ferramenta disponibilizada pela FAPEMA para garantir a pesquisadores e sociedade em geral acesso às informações sobre as pesquisas financiados pela Fundação ao longo dos últimos anos.

BURITI BOLSAS-E-AUXILIOSEm menos de dois meses no ar, a Plataforma Buruti já contabiliza cerca de mil acessos incluindo de pessoas do exterior interessadas em conhecer as pesquisa desenvolvidas no Maranhão.

No local estão catalogados trabalhos de pesquisadores, instituições de ensino e empresas e apresentados dados relativos às etapas de demanda de bolsas (nº de solicitações) e de auxílios (recursos solicitados), bem como propostas aprovadas pela FAP do Maranhão.

Ao acessar o Sistema, o usuário pode realizar consultas, utilizando diversas variáveis de busca. Os dados estão organizados em conformidade com as principais linhas de atuação.

As informações estão disponíveis originalmente em português, com opção de tradução para outros idiomas, como inglês, alemão, italiano, francês e espanhol.

No local é possível saber ainda os investimentos que o governo tem feito na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, além dos indicadores de CT&I no Estado. Em 2009 os investimentos foram de mais de R$ 15 milhões, em 2013 esse valor saltou para R$ 42 milhões.

“Com esta ferramenta, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de vários segmentos poderão encontrar as pesquisas produzidas em prol do desenvolvimento do Estado”, disse a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

O objetivo da plataforma é divulgar a produção cientifica do Maranhão, nas mais diversas áreas e facilitar o acesso da população a essas informações.

“A ferramenta também é uma forma de prestarmos conta a população dos investimentos da instituição”, acrescentou a presidente.

Consulta – As informações do Sistema Buriti têm como fonte as disponibilizadas pelos pesquisadores na Plataforma PATRONAGE.

Essas informações só podiam ser acessadas por pesquisadores cadastrados na plataforma e agora passam a ser de domínio público. Os dados do sistema também são advindos de relatórios técnicos.

Entre as informações disponíveis no sistema está o número de bolsas financiadas pela Fundação, bem como os valores dos financiamentos.

A consulta pode ser feita utilizando palavras-chave, colocando a área de conhecimento, nome do pesquisador, título do projeto ou a instituição de ensino.

É possível saber também quantas e quais as pesquisas foram feitas em determinado ano. Além do título do trabalho o usuário encontra ainda um resumo da pesquisa e informações sobre o coordenador do trabalho.

A nova ferramenta da FAPEMA também disponibiliza para consulta indicadores que o Sistema de Indicadores das Fundações de Amparo à Pesquisa (SIFAP) considera importantes para verifica se o estado está evoluindo nesta área.

Nele constam informações sobre os números de bolsas, auxílios, teses de doutorado e número de estudantes do estado, entre outras informações.

Os dados estão disponíveis para consulta ano a ano ou através de gráficos com a evolução dos números em um período determinado por quem fizer a consulta.

  Categorias: