Popularização da Ciência na TV: FAPEMA e TV UFMA divulgam Edital

Popularização da Ciência na TV: FAPEMA e TV UFMA divulgam Edital
janeiro 18 18:26 2017

TVeFapemaA Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou o Edital do processo seletivo destinado ao projeto de divulgação científica, pesquisa e inovação financiado pela FAPEMA. Há vagas para assistente de produção, assistente de direção, repórter, produtor, editor de imagens, técnico de som e cinegrafista. Podem se candidatar aos cargos estudantes e profissionais com até dois anos de formação. Todo o processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Coordenação de Relações Públicas e Marketing da TV UFMA, parceira da FAPEMA no projeto.

Os interessados deverão se inscrever no período de 13 de janeiro a 20 de janeiro de 2017 diretamente na portaria da TV UFMA. O processo seletivo será realizado em três etapas (análise curricular, entrevista e prova prática) e o valor mensal da bolsa será de R$ 1.000,00 (mil reais) para graduandos e R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) para graduados. As bolsas têm duração de 12 meses.

Veja o edital: http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/gAGKQuSe4KTn4w2.pdf.

Veja a retificação do edital: http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/IGLbUiip3zp6X1X.pdf

 

Popularização da Ciência na TV

Em novembro de 2016, o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, e a reitora da UFMA, Nair Portela, se reuniram para tratar de um termo de cooperação entre as duas instituições. O termo objetivou criar, por meio da TV UFMA, mecanismos para a divulgação de pesquisas desenvolvidas no Maranhão pela Universidade e apoiadas pela Fapema. O termo engloba também outras universidades tanto brasileiras quanto estrangeiras, facilitando o acesso às informações de cunho científico e assim construir instrumentos de comunicação para popularizar a ciência.

Os formatos serão experimentados em duas séries de televisão de 10 episódios cada, com 30 minutos de duração, e mais conteúdo exclusivo para internet, derivado da série, somando um total de 20 episódios/programas jornalísticos, que concentrem a maior e mais completa abordagem sobre projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior.

O projeto será executado em quatro etapas complementares durante o período de 12 meses com previsão de renovação para mais doze. No primeiro mês, o trabalho de seleção dos bolsistas será realizado pelo coordenador do projeto com base nas habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades. Após a fase de seleção terá início a fase de treinamento dos bolsistas. Essas duas fases compreendem a primeira etapa do projeto. Nesta etapa, os bolsistas receberão orientação acerca da ciência e inovação, dados da produção de pesquisa, principais agências de fomento, e padrões básicos ligados à divulgação científica. Após essa etapa, a equipe dará início à coleta de dados e mapeamento das pesquisas sobre ciência e inovação. Serão dedicados dois meses para essa etapa. Em seguida, será a produção do conteúdo, diante das informações coletadas na fase anterior, onde serão criados roteiros para os formatos com duração de oito meses. A quarta e última, inclui a divulgação dos resultados com duração de um mês.

  Categorias: