Submissão de propostas ao PAIE e Bolsas de Mestrado e Doutorado encerra nesta semana

março 11 17:25 2011

editaisabertosTermina na próxima terça-feira, 15, o prazo para submissão de propostas para o edital Apoio às Incubadoras de Empresa, que está disponível no site a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema (www3.fapema.br). O objetivo do edital é financiar propostas para constituição, desenvolvimento e a consolidação de Incubadoras de Empresas, visando à indução e a implementação de projetos de inovação tecnológica em micro e pequenas empresas que preferencialmente seja de base tecnológica.

Na próxima semana, na sexta-feira, 18, também termina o prazo para submissão de propostas para o edital Concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado Fora do Estado, que visa fortalecer o sistema de pós-graduação do Maranhão, contribuindo para a formação de doutores e excepcionalmente mestres, a partir da concessão de bolsas, em todas as áreas do conhecimento, para cursos ou programas de pós-graduação Stricto sensu, credenciados junto a CAPES no país e excepcionalmente no exterior

Para o edital de Incubadoras, que é voltado para instituições de ensino, públicas ou privadas, sediadas no Estado do Maranhão, será destinado o montante de R$240 mil reais, definidos na Programação Orçamentária e Financeira da FAPEMA. Os recursos financeiros destinam-se a apoiar projetos com valor máximo de R$30 mil. O prazo de execução das propostas aprovadas será de até 24 meses, contados a partir da assinatura do termo de outorga.

As propostas aprovadas para concessão de bolsas de mestrado e doutorado serão financiadas com recursos provenientes do tesouro estadual alocados no orçamento da FAPEMA. As bolsas concedidas deverão ser implantadas a partir de junho de 2011 e terão a duração máxima de 24  meses, no caso de mestrado e de 48 meses, no caso de doutorado. Podendo ser renovada a cada 12 meses, mediante apresentação de relatório de atividades, parecer do orientador e documento da coordenação do curso, atestando a matrícula e prazo para defesa.

  Categorias: