Pré-anúncio: chamada conjunta Brasil-Reino Unido sobre doenças infecciosas

abril 23 18:23 2015

O Conselho de Pesquisa Médica e o Conselho de Pesquisa Econômica e Social, ambos do Reino Unido, anunciam o lançamento de uma chamada em parceria com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A área temática do edital será doenças infecciosas negligenciadas.

A chamada financiará pesquisas por 2 a 3 anos para colaborações internacionais competitivas e inovadoras entre cientistas do Brasil e  do Reino Unido. Os britânicos irão investir 2 milhões de libras (aproximadamente R$ 9 milhões), com contrapartida brasileira. As agências deverão apoiar de 8 a 14 projetos.

As áreas contempladas nesta chamada se referem a estudos biomédicos, sociais ou econômicos sobre doenças comuns nas classes mais baixas da população brasileira. As propostas devem tratar das seguintes doenças: dengue, chicungunha, leishmaniose, doença de chagas, lepra, esquistossomose, infecções intestinais causadas por helmintos, rotavírus e vírus emergentes.

Os projetos apoiados devem prever efeitos relevantes no desenvolvimento de prevenção, tratamento, diagnóstico ou controle das doenças negligenciadas no Brasil. Os aspectos que devem ser abordados nas propostas são:

Pesquisa básica, etiológica e exploratória sobre os agentes patogênicos;

Epidemiologia, etnologia e biomarcador;

Pesquisa sobre controle dos vetores das doenças;

Resposta do hospedeiro, desenvolvimento respostas imunológicas;

Pesquisa comportamental, social ou econômica determinante da doença;

Saúde pública, prevenção e assistência social.

Após o lançamento da chamada, os candidatos devem submeter as propostas em inglês, de até 8 páginas, incluindo uma página para referências, em fonte Arial 11 e margens de 2 cm em todos os lados.  A proposta deve conter:

– Título

– Importância da pesquisa

– Potencial científico e consequências esperadas

– Histórico (People and track Record)

– Ambientação da pesquisa

– Planos e resultados

– Considerações de ética, gestão e questões de propriedade intelectual

– Preservação, aproveitamento e disseminação dos dados

Os candidatos ainda devem descrever, em até 150 palavras, como a proposta se enquadra nos requisitos do ODA (Official Development Assistance). Para mais informações, acesse: http://www.rcuk.ac.uk/RCUK-prod/assets/documents/international/ODAguidanceRCUKspecific.pdf

Ainda não há data definida para o lançamento do edital, mas seu prazo de submissão deve ser até o fim de junho deste ano. Para mais informações, os pesquisadores britânicos deverão contatar: international@headoffice.mrc.ac.uk

Em caso de dúvidas, os pesquisadores brasileiros poderão enviar e-mail para:  fundonewton@confap.org.br

  Categorias: