Prêmio FAPEMA 2011: Pesquisa premiada aborda presença de Irgarol na região portuária de São Luís

Prêmio FAPEMA 2011: Pesquisa premiada aborda presença de Irgarol na região portuária de São Luís
novembro 29 15:48 2011

LiaGracyPremiada na categoria Dissertação de Mestrado, modalidade Ciências Exatas e Engenharia, Lia Gracy Rocha Diniz garantiu seu lugar na seleta lista de ganhadores do Prêmio FAPEMA 2011. O mérito foi alcançado por meio de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Biodiversidade e Conservação da UFMA. A Presença de Irgarol em Amostras de Águas da Região Portuária de São Luís do Maranhão e Avaliação da Toxidade Aguda e Crônica foi o tema proposto pela atual mestre.

O estudo avaliou a presença e o impacto das pinturas anti-incrustantes ou antivegetativas (pinturas que possuem substâncias químicas capazes de prevenir o crescimento de bactérias e algas), com o mapeamento da presença da substância química denominada Irgarol 1051, realizado em todo complexo portuário de São Luís. O Irgarol 1051 é atualmente o mais comum algicida (substância química utilizada para eliminar algas) e está presente nas pinturas utilizadas em embarcações para prevenir o crescimento de bactérias, macroalgas, mexilhões, cracas e outros invertebrados no casco das embarcações.

Os valores de concentração de Irgarol observados durante o estudo não se mostram completamente nocivos à biota (fauna e flora marinha). Contudo, são concentrações que apresentam efeito tóxico a espécies fotossintetizantes como a microalga verde P. Subcapitata, servindo de alerta para que haja frequente preservação e monitoramento, uma vez que impactos que podem ocorrer nesse ecossistema vão refletir em toda a cadeia alimentar marinha.

A cerimônia do Prêmio FAPEMA 2011 acontece no próximo dia 05, no Hotel Luzeiros.

  Categorias: