Prêmio FAPEMA 2012: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade

Prêmio FAPEMA 2012: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade
agosto 03 21:19 2012

 

Dois mil e doze, sem dúvida, é o ano em que mais se discutiu sustentabilidade. Eventos grandiosos, como a Rio+20, por exemplo, deram uma prova de que o tema precisa definitivamente entrar na pauta a fim de que o planeta se comprometa com uma forma de produção responsável e consumo consciente. Antenada com essa discussão e, principalmente, preocupada em apoiar projetos e pesquisas que contribuam com o desenvolvimento sustentável do estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA) lançou o Prêmio FAPEMA 2012, que traz como tema “Ciência, Tecnologia e Cultura para o desenvolvimento sustentável do Maranhão”.

Os interessados em concorrer ao prêmio têm até o dia 26 de agosto para se inscrever. O edital esta disponível no site www3.fapema.br. Destinado a alunos, pesquisadores, inventores e empresários, o Prêmio está em sua oitava edição e é a premiação científica mais importante do Norte/Nordeste, tendo como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais, estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, bem como premiar iniciativas empresariais ou pessoais que contribuam para preservação do conhecimento, com impactos e resultados para sociedade.

O Prêmio é uma forma de fazer com que a produção científica não fique restrita apenas ao meio acadêmico e chegue ao conhecimento da população. A divulgação científica tem papel importante neste processo de popularização, sendo um instrumento para tornar disponíveis conhecimentos e tecnologias que ajudem a melhorar a vida das pessoas. Quando o cientista divulga o seu trabalho, presta contas à sociedade daquilo em que ela investiu.

Premiações – Em 2011, as premiações em dinheiro somaram R$ 150 mil. Ao todo foram aprovadas 21 propostas, totalizando 35 premiados, considerando os orientadores. Muitos trabalhos trouxeram uma grande contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, além de inspirarem a curiosidade das pessoas, como a pesquisa do biólogo Eder Magalhães Silva Fialho que analisou o poder curativo do veneno do escorpião sobre infecções e inflamações. “Além de reconhecimento, o Prêmio foi um incentivo para que eu pudesse continuar desenvolvendo pesquisas. Acho muito válida esta iniciativa da FAPEMA, que cumpre muito bem o seu papel no que diz respeito ao apoio ao desenvolvimento científico do estado”, afirmou o pesquisador, que foi um dos vencedores da categoria Dissertação de Mestrado no ano passado.

premioOutra finalidade do Prêmio FAPEMA é estimular o envolvimento de estudantes com a pesquisa científica o mais cedo possível, como foi o caso de Milla Amorim Pereira, então aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Universitário da UFMA (COLUN). Com a pesquisa “Diálogos entre o atomismo grego e a química moderna e contemporânea”, ela foi uma das vencedoras da categoria Pesquisador Júnior em 2011. “Muita gente da minha escola nem sabia da existência do Prêmio e o fato de eu ter ganhado ajudou muito na divulgação, tanto é que muitos outros professores iniciaram grupos de pesquisa com alunos com o objetivo de concorrer ao prêmio deste ano”, disse a pesquisadora, que hoje cursa Filosofia na UFMA.

INSCRIÇÕES – Podem concorrer alunos do ensino médio, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, comunicadores, empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens materiais e “saberes populares”, desde que tenham domicílio residencial e profissional no Maranhão.

Em 2012, o Prêmio FAPEMA está distribuído em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora. A data limite para inscrição on line vai até o dia 26 de agosto e para o envio da documentação impressa se estende até o dia 30.

 

  Categorias: