Prêmio Fapema 2012 vai premiar comunicadores

Prêmio Fapema 2012 vai premiar comunicadores
agosto 13 13:53 2012

Com inscrições abertas até o dia 26 de agosto, o Prêmio FAPEMA 2012 vai distribuir R$ 200 mil entre os vencedores de nove categorias. Uma delas é a de Divulgação Científica, que vai premiar o trabalho com maior pontuação produzido por graduados em Comunicação Social. A premiação é uma iniciativa do governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Para concorrer os profissionais de comunicação devem inscrever matérias voltadas à divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação já publicadas em veículos de comunicação do estado do Maranhão, considerando as modalidades: Jornalismo Impresso; Rádio Jornalismo; Telejornalismo e Jornalismo Eletrônico (matérias veiculadas em revistas ou periódicos eletrônicos, em editorias de ciência e tecnologia de portais locais ou nacionais, ou em sites de Instituições de Ensino Superior). Esta última modalidade é uma das novidades do edital deste ano que pode ser consultado na página da Fundação no endereço www3.fapema.br.

FOTO_PRESID_MATERIA_SITEA proposta do edital, segundo explicou o diretor presidente da FAPEMA, Antônio Luiz Amaral Pereira, é divulgar o que está sendo desenvolvido no campo da ciência, tecnologia e inovação no Estado. “É indiscutível a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social e econômico de um país. Muito tem sido feito nesta área, mas muitas vezes essa produção não chega ao conhecimento da população, ficando restrita apenas ao meio acadêmico. O Prêmio Fapema é uma oportunidade de divulgação desses trabalhos”, disse Antônio Luiz Pereira.

No ano passado, um dos vencedores da categoria Divulgação Científica foi o jornalista JoséFOTO_MATRIA_SITE_PREMIO___ Ribamar Ferreira Júnior, com a matéria “Cura pelas Mãos”, que falou sobre o Método Busquet, uma técnica inovadora que considera o corpo um sistema interligado, onde, se alguma parte não vai bem, todas são afetadas. “Foi a segunda vez que recebi o prêmio. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento de mais um trabalho e, acima de tudo, por estar sendo um instrumento de disseminação da produção de conhecimento que existe em nossas terras”, afirmou.

Categorias – O Prêmio FAPEMA 2012 traz como tema “Ciência, Tecnologia e Cultura para o desenvolvimento sustentável do Maranhão”, no entanto, os trabalhos inscritos não precisam obrigatoriamente ter este tema. Além de profissionais de comunicação podem concorre ao prêmio alunos do ensino médio, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens materiais e “saberes populares”, desde que tenham domicílio residencial e profissional no Maranhão.

Em 2012, o Prêmio FAPEMA está distribuído em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.

  Categorias: