Prêmio FAPEMA 2013: Identificados os fatores de risco associados à tuberculose em búfalos

Prêmio FAPEMA 2013: Identificados os fatores de risco associados à tuberculose em búfalos
novembro 05 19:21 2013

DSC08979O último levantamento do IBGE revelou que o Maranhão possui o terceiro maior rebanho bubalino do país, e para analisar a situação dos búfalos no estado, pesquisadores desenvolveram um estudo a partir da realidade vivenciada na Baixada Maranhense, no município de Viana.

Uma ampla pesquisa, com o apoio da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense – Rebax, foi desenvolvida por Gabriel Xavier Silva, sob orientação do médico veterinário Dr. Helder de Morais Pereira: “Diagnóstico e Fatores de Risco Associados à Tuberculose em Búfalos na Regional de Viana”.

A averiguação in loco resultou na constatação de que as propriedades rurais que trabalham com esses animais quase não possuem assistência veterinária, programas sanitários e também não efetuam ações simples como a vermifugação do rebanho.

A investigação, através da avaliação de 313 fêmeas bufalinas, constatou que alguns fatores de risco contribuíram para a disseminação da tuberculose, como a aquisição de animais com frequência, o sistema de produção, a aglomeração de animais e a criação consorciada feita pelos criadores.

A boa notícia, contudo, é que a frequência de animais positivos para a tuberculose em rebanhos bubalinos é considerada baixa. “Apesar disso, constatamos a presença do agente etiológico, o que nos leva a indicar aos criadores a adoção de medidas de controle para esta enfermidade, como a realização periódica de exames no rebanho para minimizar os fatores de risco”, observou o Dr. Helder Pereira.

Para Gabriel Xavier Silva, vencedor do Prêmio FAPEMA 2013, na categoria Jovem Cientista, modalidade Ciências Agrárias, o fato dos resultados terem se confirmado, bem como o ineditismo da pesquisa foram diferenciais. “Fico feliz com o resultado, isso me dá ímpeto de continuar a desenvolver novas frentes de pesquisa”, afirmou.

O Prêmio FAPEMA 2013 reconhecerá as atividades desenvolvidas por pesquisadores de todo o estado, mas atmbém contemplará ganhadores em categorias como Empresa Inovadora e Desenvolvimento Humano. A cerimônia de entrega acontece dia 25 de novembro, às 20:00h, no Teatro Artur Azevedo,em São Luis.

  Categorias: