Prêmio FAPEMA 2014: a busca pela preservação da piranha vermelha

Prêmio FAPEMA 2014: a busca pela preservação da piranha vermelha
novembro 20 17:50 2014

DM - BIOLÓGICASA piranha vermelha (Pygocentrus nattereri) é um bom exemplo de como a compreensão do ciclo de vida das espécies nas bacias hidrográficas do Nordeste é reduzido, o que pode prejudicar a sua continuação com a pesca, mas isso tente a mudar.

Uma das pesquisas vencedoras do Prêmio FAPEMA 2014, de Luciana Alves da Luz, “Diferenciação genética em populações da piranha vermelha, Pygocentrus nattereri, em bacias hidrográficas do Nordeste do Brasil”, investiga a diferenciação genética da piranha vermelha nas bacias maranhenses do Itapecuru, Mearim, Pindaré e Parnaíba.

A pesquisa venceu na categoria Dissertação de Mestrado, modalidade Ciências Biológicas, e usa sequencias de DNA encontradas no genoma das células mitocondriais como método de investigação.

“Os dados obtidos com esse trabalho serão importantes para desenvolver políticas de gestão e conservação adequadas para cada bacia isoladamente, tendo em vista o grau de diferenças genéticas encontradas entre elas”, afirmou a vencedora.

O estudo recebeu a orientação do doutor em Genética e Biologia Molecular, Elmary da Costa Fraga.

“A pesquisa irá contribuir para a exploração sustentável desse importante recurso pesqueiro no estado do Maranhão, que é a piranha vermelha. Além disso, este também servirá como base para pesquisas futuras sobre a ictiofauna brasileira”, esclareceu o orientador.

A cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2014 acontece dia 24 de novembro no Teatro Artur Azevedo, e tem como tema “Energias alternativas: O desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho para o desenvolvimento do Maranhão”.

As premiações que variam de R$ 2 a 10 mil, dependendo da categoria do vencedor. Serão entregues ainda além das premiações em dinheiro, troféus e certificados.

  Categorias: