Prêmio FAPEMA 2014: carrapatos em rebanhos podem estar com os dias contados

Prêmio FAPEMA 2014: carrapatos em rebanhos podem estar com os dias contados
novembro 21 14:30 2014

PS - AGRÁRIASFórmulas naturais de combate aos carrapatos em gado são cada vez mais necessárias e procuradas, uma vez que produtos sintéticos podem ser tóxicos para o hospedeiro também.

O pesquisafor maranhense Lívio Martins Costa Júnior desenvolveu o estudo “Bioprospecção e padronização de produtos naturais para o controle de carrapatos e helmintos parasitos de ruminantes”.

Segundo Lívio Martins, o trabalho tem como objetivo selecionar e padronizar plantas que possam ser utilizados no controle dos carrapatos e vermes parasitos dos animais, visando aumentar a produtividade dos rebanhos maranhenses e formando recursos humanos qualificados que atuem no Maranhão e em todo o Brasil.

“Como resultados, a pesquisa comprovou que o extrato das plantas vassourinha, pimenta de macaco e jambú possuem alta atividade carrapaticida”, revelou.

Com o trabalho, o pesquisador foi o vencedor do Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Pesquisador Sênior, área de Ciências Agrárias.

Para ele, o Prêmio impulsiona a produção científica e a inovação no Maranhão por meio do aumento da autoestima dos pesquisadores do estado.

“É um prazer receber este Prêmio que já se tornou tradicional e nos incentiva a continuar trabalhando para o desenvolvimento científico do Maranhão”, comentou.

A pesquisa também apontou propriedades carrapaticidas e repelentes nos óleos essenciais de alecrim do campo e alecrim do tabuleiro.

“Testamos compostos isolados desses óleos e encontramos que o carvacrol é um larvicida aproximadamente 15 vezes mais potente do que o seu isômero timol”, explicou o pesquisador.

O Prêmio FAPEMA 2014 será realizado no dia 24, próxima segunda-feira, 24, às 20:00h no Teatro Artur Azevedo.

Essa é a décima edição da maior premiação científica do Norte e Nordeste, que tem como tema “Energias alternativas: O desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho para o desenvolvimento do Maranhão”.

  Categorias: