Prêmio FAPEMA 2014: série de TV retrata vida na comunidade do Taim

Prêmio FAPEMA 2014: série de TV retrata vida na comunidade do Taim
novembro 19 17:34 2014

DH - SOCIAIS APLICADAS 1EDITADAA inclusão digital e o desenvolvimento social da comunidade do Taim, localizada na zona rural de São Luís, foram tema do projeto de extensão Conexão Rural, desenvolvido pelo pesquisador Silvano Alves Bezerra da Silva.

O projeto, financiado pelo Ministério das Comunicações por meio de chamada pública, retratou em oito episódios intitulados Filhos do Taim a vida dessa comunidade, abordando aspectos religiosos, culturais, econômicos, ambientais, além de seus hábitos e costumes.

Com a série, que irá compor a grade de programação da TV UFMA, o pesquisador e doutor em Ciências da Comunicação conquistou o Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Desenvolvimento Humano, área de Ciências Sociais Aplicadas.

“A motivação para o desenvolvimento do projeto se deu pela necessidade de contar a história de mobilização da comunidade do Taim, além de promover o desenvolvimento humano e inclusão digital por meio do que planeja o perfil de uma TV Universitária, no caso a TV UFMA, que é associar pesquisa, ensino e extensão na programação”, explicou Silvano Bezerra.

A execução do projeto aconteceu em etapas complementares, que foram dividas em um curso básico de informática, com apoio do Senac, quatro oficinas de capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e mais quatro cursos na área de produção audiovisual.

“O projeto promoveu ao longo de dezesseis meses, a inclusão digital e o desenvolvimento social por meio de capacitação e do livre acesso às TIC para jovens da comunidade”, explicou o vencedor do Prêmio.

O Prêmio FAPEMA 2014 será realizado no dia 24, próxima segunda-feira, 24, às 20:00h no Teatro Artur Azevedo.

Essa é a décima edição da maior premiação científica do Norte e Nordeste, que tem como tema “Energias alternativas: O desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho para o desenvolvimento do Maranhão”.

  Categorias: