Prêmio FAPEMA 2014: Traço Falciforme contribui para o desenvolvimento de doenças periodontais

Prêmio FAPEMA 2014: Traço Falciforme contribui para o desenvolvimento de doenças periodontais
dezembro 18 18:32 2014

DM - SAÚDEQue relação existe entre o Traço Falciforme (característica hereditária nos glóbulos vermelhos do sangue, que é herdada do pai ou da mãe) e as doenças periodontais (doenças das gengivas e tecidos de sustentação do dente)?

Isso é o que a cirurgiã-dentista Halinna Larissa Cruz Correia de Carvalho e sua equipe procuraram investigar a partir da avaliação de aspectos clínicos e radiográficos dos pacientes.

A equipe de Halinna Carvalho, que é doutora em Odontologia, avalia as repercussões periodontais em indivíduos com anemia (doença causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos) e Traço Falciforme há dois anos.

No entanto, a linha de pesquisa que verifica as manifestações bucais dessas alterações genéticas existe há cinco anos. Os resultados do estudo sugerem que indivíduos com Traço Falciforme estão propensos ao desenvolvimento das doenças periodontais.

Para a pesquisadora, esse trabalho representa uma novidade na área. Ela ressalta, ainda, a necessidade do acesso à saúde bucal para pessoas com Traço Falciforme, a fim de prevenir o estabelecimento e a progressão desses agravos.

“Essas ações poderão garantir atenção ao cuidado e à qualidade de vida das pessoas que sofrem com o Traço Falciforme no Maranhão e em outras regiões”, explicou Halinna.

O projeto Traço Falciforme é um fator preditor para doenças periodontais? foi concluído em janeiro de 2014 e teve como orientadora a professora doutora Soraia de Fátima Carvalho Souza.

“Estudos como esse podem servir como indicadores de saúde e guias para tomadas de decisão em saúde bucal, além de serem o primeiro passo em busca do entendimento da associação entre as duas condições”, defendeu Soraia Souza.

Pelo desenvolvimento desta pesquisa, Halinna Carvalho e Soraia Souza conquistaram o Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Dissertação de Mestrado, área de Ciências da Saúde.

A orientadora destacou a importância da conquista do Prêmio FAPEMA como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores.

“Esse prêmio é uma vitrine para que possamos mostrar à comunidade científica e à sociedade os resultados de nossas pesquisas”, disse.

 

  Categorias: