Prêmio Fapema 2015 homenageia mestres do saber popular que contribuíram com a ciência

Prêmio Fapema 2015 homenageia mestres do saber popular que contribuíram com a ciência
novembro 30 18:25 2015

 

A cerimônia de entrega do PRÊMIO FAPEMA 2015 acontece na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro, no Espaço Gaia, na Ponta d’Areia. O Prêmio é uma realização do Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

0fapema-premio1Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento do Maranhão”, esta edição traz, entre as novidades, a concessão do título de Honra ao Mérito Saber Popular a cinco ativistas populares. O diretor-presidente da Fapema explica a escolha da homenagem. “Considerando a relação produção e contribuição do conhecimento para a construção da cidadania, a Fapema escolheu homenagear personalidades do estado do Maranhão, que com o seu saber popular sempre proveram a ciência por meio das suas experiências e participações como atores privilegiados no processo de produção do conhecimento social do Maranhão”.

Foram selecionados nomes que representam setores importantes da sociedade do Maranhão na luta pelos direitos de populações indígenas e negras, pela preservação do meio ambiente, na organização do movimento das mulheres e trabalhadores. São eles, o índio Francisquinho Tephot Canela, a ativista e assistente social Maria Luiza Mendes, o quilombola Inácio de Jesus Ribeiro, o pescador Alberto Cantanhede Lopes e a quebradeira de coco Maria de Jesus Ferreira Bringelo.

“Esses nomes merecem o reconhecimento da academia por toda a relação que sempre mantiveram como pessoas que têm trabalhos em parceria com pesquisadores do estado do Maranhão. É inegável que são mulheres e homens que compartilharam seu conhecimento, representando segmentos da sociedade”, disse Alex.

A 11ª edição do Prêmio Fapema é atribuída às categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Prêmio Especial. Esta última é uma nova categoria, voltada à pesquisa relacionada ao tema atual. Concorreram ao Prêmio Fapema 2015, alunos do ensino médio ou técnico, de iniciação científica, mestres, doutores, profissionais graduados em comunicação social, pesquisadores, inventores e empresas. Foram julgadas 184 propostas por um comitê técnico-científico, das quais 41 foram aprovadas. Os vencedores serão premiados em dinheiro nos valores que variam de R$ 2.000,00 a R$ 10.000,00.

  Categorias: