Prêmio Fapema aponta tendências da produção científica maranhense

Prêmio Fapema aponta tendências da produção científica maranhense
novembro 22 17:13 2010

Uma prótese de borracha para ser colocada em cavalos de tração usados por carroceiros, um sistema de identificação e localização automática de ônibus urbanos, o universo lingüístico da mandioca no Maranhão e um método computacional para auxiliar na detecçãPrmio-Fapema-2010o do câncer de mama usando mamografias digitalizadas são alguns dos temas das 18 pesquisas vencedoras do Prêmio Fapema 2010. A cerimônia de entrega da premiação acontece dia 26, sexta-feira, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.

 

A premiação é a maior homenagem concedida aos produtores de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Idealizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), está em sua sexta edição, tem acontecido ininterruptamente desde 2005.

 

Os 18 vencedores do Prêmio Fapema 2010 estão distribuídos nas seguintes categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica e Inovação Tecnológica.

 

Pesquisas premiadas

 

“Uma ferramenta auxiliar do médico”. Assim Aristófanes Corrêa, ganhador do Prêmio Fapema, na categoria Pesquisador Sênior, modalidade Ciências Exatas e Engenharias, define o programa de software criado para detecção de massas nas mamas. O “Método Computacional para Auxiliar na Detecção do Câncer de Mama usando Mamografias Digitalizadas”, é o título do trabalho premiado.

 

O espaço urbano de São Luís é social e ambientalmente desigual. Essa é a conclusão do estudo “Sistema de indicadores e desigualdade socioambiental intraurbana de São Luís-MA”, ganhador do Prêmio FAPEMA, na categoria Tese de Doutorado, da pesquisadora Zulimar Marita Ribeiro. No trabalho foi aplicado um sistema de indicadores intraurbanos à cidade de São Luís para mensurar a sua desigualdade socioambiental.

 

Um inseticida de origem vegetal é a proposta do “Estudo Químico e avaliação da atividade larvicida do óleo essencial das folhas da pimenta dioica Lindl frente ao mosquito Aedes aegypti (Linnaeus, 1762)“, desenvolvido por Victor Elias Mouchrek, premiado na categoria Pesquisador Sênior (Ciências Biológicas).

 

A reportagem – “Planejamento Urbano, Desenvolvimento Sustentável. Inovação que faz a Diferença”, do radialista Marcos Roberto Belfort Rodrigues, premiado na categoria Divulgação Científica, cita a formação das antigas Roma e Grécia e a industrialização da cidade de São Paulo para fazer uma abordagem da situação urbana de São Luís.

 

No setor da construção civil há uma crescente busca de materiais e métodos que possam ser utilizados na área, reduzindo o custo de fabricação e diminuindo a degradação do meio ambiente. Foi a partir dessa observação que Daniele Rodrigues de Freitas, ganhadora na categoria Jovem Cientista, modalidade Ciências Exatas e Engenharias, desenvolveu o trabalho “Influência da Adição de Resíduos Vítreos como Agregados na Resistência Mecânica de Concretos para blocos estruturais”.

 

“Melhora da Aerização da Sola dos Cascos dos Cavalos de Tração Animal da cidade de Imperatriz – Ma” é o título da pesquisa da ganhadora na categoria Jovem Cientista, modalidade Ciências Agrárias e Veterinárias, Thalita Rodrigues Lima. A partir dela foi desenvolvida uma prótese de borracha para cavalos de tração usados por carroceiros. Colocada na sola dos cascos dos animais, a prótese funciona como as ferraduras tradicionais.

 

Ainda na categoria Jovem Cientista, “Levantamemto de Artrópodan nas proximidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas, Maranhão“, foi o trabalho vencedor na modalidade Ciências Biológicas. Desenvolvido pela estudante Gracy Chrisley Alencar, o trabalho identificou grupos de invertebrados pouco conhecidos, como o da colembula, que o homem não consegue enxergar a olho nu.

 

Um Guia Prático da Odontologia Sustentável foi o resultado do trabalho “Odontologia Sustentável: O Papel da Classe Odontológica na Problemática Ambiental em São Luís-MA, da estudante Janaína Fátima dos Santos de Freitas, ganhadora do Prêmio Fapema Jovem Cientista, modalidade Ciências da Saúde

 

Mais informações sobre as outras pesquisas premiadas serão disponibilizadas nos próximos dias no Portal Fapema – www3.fapema.br

Чаща "Скачать интерлюды л2"папайи, в которой мы провели ночь, находилась близ юго-восточного "Скачать песни бьенсы"края плантации Гайара.

Скажешь, что можно просто войти.

Он призывал положить "Свадебный переполох скачать скачать фильм"конец разгулу насилия.

Тогда я свернул к ветхому "Скачать саундтреки к сумерки"жилищу Растова.

Она мне сказала, что вы по-прежнему жених "Музыка из фильма морской бой скачать бесплатно"и невеста.

Скорее, это был вопрос, который он задал самому себе.

  Categorias: