Prêmio FAPEMA: Base de Alcântara é um dos temas na disputa

Prêmio FAPEMA: Base de Alcântara é um dos temas na disputa
abril 04 13:51 2013

Referência no Brasil quando o assunto é a tecnologia aeroespacial, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) completa neste ano de 2013, trinta anos de sua fundação. O centro foi construído na cidade de Alcântara, MA, para ser ponto de lançamento de foguetes científico-tecnológicos, especialmente por causa de sua localização geográfica estratégica, bem perto da Linha do Equador.

Para o Maranhão, a implantação da Base deu oportunidade para pesquisadores conhecerem de perto o trabalho desenvolvido por especialistas no setor aeroespacial brasileiro. Tamanha importância fez com que a Base de Alcântara entrasse na lista da comissão avaliadora da FAPEMA como um dos temas que concorrem para a edição 2013 do Prêmio Fapema: “Conquista Aeroespacial: três décadas da Base de Alcântara no Maranhão na promoção da Tecnologia”.

O Centro de Lançamento teve sua importância para o programa aeroespacial brasileiro reconhecida pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. Em julho do ano passado, durante a Reunião da SBPC, em São Luís, Raupp declarou que a base é prioritária para o governo. “O desenvolvimento de foguetes de Alcântara é fundamental para o Brasil e pode ser o primeiro passo para o combate a pobreza no estado”, disse à época.

A comissão avaliadora da FAPEMA que fez a seleção dos temas, também reconhece essa importância e acredita que o debate sobre o assunto pode impulsionar a busca de projetos e pesquisas que contemplem tecnologia, aliada a debates sobre a inclusão social em Alcântara e nos demais municípios maranhenses.

Além disso, existe a intenção de formar uma turma para um curso de especialização em engenharia espacial, para promover o conhecimento na área e integrar os maranhenses nessa ciência. Quando for implantado, o curso deverá promover a capacitação e a qualificação de recursos humanos para o Centro de Lançamento. A parceria seria estabelecida entre o CLA, FAPEMA, UFMA, UEMA e IFMA.

Esta não é a primeira vez que o tema Base de Alcântara concorre para ser o tema do Prêmio Fapema. Em 2011, com o título “Base de Alcântara: o Maranhão e o espaço” ficou em segundo lugar. Neste ano, ocupa a quarta posição entre os quatro temas que estão na disputa, com pouco mais de 13% da preferência dos votantes.

Mas para que este tema seja escolhido, o internauta pode acessar o site da FAPEMA e escolher essa opção. A escolha fica aberta até a próxima segunda-feira, 15 de abril.

  Categorias: