Prêmio FAPEMA: Ciência aliada ao esporte na promoção saúde

Prêmio FAPEMA: Ciência aliada ao esporte na promoção saúde
abril 05 12:33 2013

SaúdeAté a próxima segunda-feira, 15 de abril, estará aberta no site da FAPEMA a votação para escolher o tema do Prêmio Fapema, na edição deste ano. Na enquete, quatro assuntos disputam a preferência dos internautas que visitarem o site da instituição. Uma das temáticas envolve o esporte “Ciência e Esporte na Promoção da Saúde”. O assunto está diretamente ligado ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013, que será: “Ciência, Saúde e Esporte”.

O tema foi sugerido pela comissão avaliadora da FAPEMA por ser a oportunidade ideal para propor o debate, como forma de impulsionar os estudos relacionados ao esporte e lazer na comunidade científica maranhense. O leque de oportunidades é amplo, já que o assunto chama a atenção de pesquisadores e também do público em geral como crianças, jovens e adultos, o que ajudaria na aproximação da comunidade científica com a população em geral.

Neste ano de 2013, o Brasil irá sediar a Copa das Confederações e já no ano seguinte, a Copa do Mundo de Futebol e em seguida, no ano de 2016, os Jogos Olímpicos. A apresentação de temas relacionados ao mundo esportivo pode contribuir de maneira positiva na promoção do desenvolvimento do estado em temas relacionados à saúde.

Um exemplo de pesquisa bem sucedida nesse campo foi desenvolvida pela pesquisadora Silvana Martins de Araújo, da Universidade Federal do Maranhão. Ela foi contemplada com o edital Universal (n° 010/2009) e estudou a “Política Pública de Esporte e Lazer” a partir de um recorte da realidade do município de Alcântara, na região metropolitana de São Luís. A intenção com o projeto era investigar a existência de políticas públicas de esporte e lazer na cidade, identificando os principais aspectos que tem contribuído para o desenvolvimento desse setor no município.

Ao propor o tema, a FAPEMA quer instigar os pesquisadores da área a apresentar projetos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a inovação e o esporte, de forma que elas sejam assimiladas pela população como necessárias para o desenvolvimento sustentável do estado.

O tema “Ciência e Esporte na Promoção da Saúde” aparece em terceiro lugar na preferência dos votantes no site da FAPEMA, com pouco mais de 18% dos votos. Ainda dá tempo de escolher o seu assunto preferido, votando na enquete na página da instituição.

  Categorias: