Prêmio FAPEMA contemplará dez ganhadores na categoria Jovem Cientista

Prêmio FAPEMA contemplará dez ganhadores na categoria Jovem Cientista
junho 28 19:55 2013

premio2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA oportuniza a alunos de iniciação científica regularmente matriculados em instituições de ensino superior de todo o estado a participarem do Prêmio FAPEMA 2013 na categoria Jovem Cientista.

Com objetivo de reconhecer o talento dos pesquisadores locais, estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão e premiar iniciativas empresariais ou pessoas que contribuam para preservação do conhecimento com impactos e resultados para sociedade, o Prêmio FAPEMA traz em sua nona edição o tema “Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão”. A Fundação aplica nesse edital recursos na ordem de R$ 200.000 (duzentos mil reais) em premiações em dinheiro além dos troféus e certificados.

Para categoria Jovem Cientista serão dez os vencedores que receberão o prêmio no valor de R$ 2.200 podendo concorrer nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Saúde. O Prêmio será concedido ao trabalho com maior pontuação e melhor colocação, primeiro lugar, contemplando aluno e orientador em cada uma das áreas.

As inscrições devem ser feitas por um único responsável a partir do preenchimento do formulário de solicitação eletrônica disponível no portal da fundação na internet. O formulário devidamente preenchido online deve ter anexado o curriculum vitae atualizado no modelo Lattes do CNPq, trabalho científico completo com até quinze páginas, enfatizando a contribuição do trabalho para o avanço da pesquisa e para o desenvolvimento do Maranhão e também deve conter o título, autor, orientador, instituição em que foi desenvolvido com endereço, telefone e email, e ainda, se houver, Twitter; deve conter também o resumo, abstract, até seis palavras-chaves; introdução e/ou referencial teórico; objetivos, metodologia, resultados e discussão; conclusões e referências bibliográficas. Um detalhe deve ser atentado, serão recusados planos ou projetos de pesquisa que não tenham sido completamente executados. A documentação impressa deve ser idêntica à enviada eletronicamente.

A seleção das propostas submetidas à FAPEMA será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas quanto ao mérito técnico científico e/ou tecnológico e obedecerá algumas etapas.

Os interessados em participar tem até o dia 02 de agosto para envio de proposta online e até 05 de agosto para entrega de cópia imprensa. A divulgação do resultado será a partir de 27 de setembro. Boa sorte e participe!

O edital do Prêmio Fapema 2013 está disponibilizado no site da Fundação no endereço www3.fapema.br/premio

  Categorias: