Prêmio FAPEMA: Globalização e Ciência como fatores de desenvolvimento para o MA

Prêmio FAPEMA: Globalização e Ciência como fatores de desenvolvimento para o MA
abril 09 12:24 2013

GlobalizaçãoApesar do crescimento de 21,6% em atividades ligadas à ciência e tecnologia nos últimos cinco anos, o Brasil ainda apresenta uma posição intermediária no ranking mundial de inovação.  No último levantamento, divulgado em 2012, o país ocupava o 58º lugar entre 141 países analisados.  Já no ranking de globalização, segundo a empresa de consultoria Ernst e Young, o país ocupa a 47ª posição, entre os 60 países de maior economia que participaram da pesquisa.

Os números mostram que ainda é preciso avançar nesses estudos. Pensando nisso, a comissão avaliadora da FAPEMA propôs como debate para a edição do prêmio deste ano o tema: “Globalização e ciência: o intercâmbio de tecnologias e ideias para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão”.

A intenção com o assunto é suscitar propostas que impulsionem o crescimento das pesquisas no estado em várias frentes, como forma de garantir não só o avanço tecnológico, mas também o enfrentamento à pobreza.

O tema ainda propõe um debate sobre o mercado global e sua integração com a cultura, a inovação e a possibilidade de abertura de novos negócios aliados a interface da ciência, para favorecer o desenvolvimento do Maranhão.

Voltado para o universo científico e as mudanças proporcionadas pela globalização, o mote favorece ao aparecimento de pesquisas que agregam diversas áreas, no intuito de promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores.

Na avaliação da comissão da FAPEMA, é essa diversificação que faz com que os pesquisadores se debrucem na concepção de novas ideias, nas mais diversas cadeias do processo científico e de inovação, já que existe a possibilidade de congregar o universo das ciências – Humanas, Sociais e de Engenharias, por exemplo – na convergência de projetos pró-globalização.

A votação nos temas da enquete fica aberta até a próxima segunda-feira, dia 15 de abril.   Por enquanto, o tema “Globalização e ciência” lidera com 38% da preferência dos internautas.

  Categorias: