Prêmio Fapema distribui 20 mil em prêmios para a categoria Pesquisador Júnior

Prêmio Fapema distribui 20 mil em prêmios para a categoria Pesquisador Júnior
julho 29 14:29 2013

premio2013

Incentivar as descobertas científicas mesmo antes de o estudante chegar ao Ensino Superior – quando terá contato próximo com o ensino, a pesquisa e a extensão – tem sido a fórmula adotada por muitos docentes e por instituições do Ensino Médio para fortalecer o elo entre estímulo e aprendizagem.

Esse caminho tem resultado em pesquisas inovadoras que acabam contribuindo no processo de descobertas de novas tecnologias no Maranhão. Pensando em premiar iniciativas como essa, na sua edição 2013, o Prêmio Fapema, que neste ano tem como tem “Globalização e ciência: o intercâmbio de tecnologias para o desenvolvimento do Maranhão” premiará, mais uma vez, estudantes e professores que sigam esse caminho.

A categoria Pesquisador Júnior, é destinada a alunos do Ensino Médio ou Técnico de instituições de ensino no Maranhão, que estejam, comprovadamente, envolvidos em atividades de pesquisa sob a orientação de um professor/pesquisador.

Essa premiação está dividida em cinco modalidades: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências da Saúde.

Os primeiros colocados de cada modalidade serão contemplados com uma premiação no valor de R$ 2 mil reais para o estudante e uma premiação de igual valor para o orientador da pesquisa, além de troféus e certificados.

A participação e o envolvimento dos estudantes na pesquisa são fundamentais, segundo avaliam vencedores de outras edições. Na edição do ano passado, por exemplo, o professor/orientador Wanderson Silva Pereira, elogiou bastante o desempenho do jovem pesquisador Arthur André. Eles foram vencedores do prêmio na categoria Pesquisador Júnior – Ciências Biológicas, com a pesquisa “Avaliação do Extrato Bruto Hidraalcoolico das Folhas de Chenopodium Ambrosioide na Migração Celular em Inflamação Subaguda”, que analisou a migração celular no desenvolvimento desse tipo de inflamação. “É muito mais fácil estudar com quem tenha interesse e já tenha o pensamento voltado para a pesquisa científica. E, num caso como esse, a dedicação é alma do negócio já que é uma pesquisa minuciosa”, observou.

Outra motivação dos estudantes que participam da competição é a possibilidade de produzir mudanças sociais. O vencedor na modalidade Ciências Agrárias, em 2012, Michael Douglas Lima, pensa dessa forma. “Acho que o grande diferencial da pesquisa, a sua relevância, é pelo fato de que ela vai proporcionar a mudança de nossa realidade”.

Os candidatos que desejam participar, desta ou de outras categorias, têm até o dia 2 de agosto para envio de proposta online e até 5 de agosto para entrega de cópia imprensa. A divulgação do resultado será a partir de 27 de setembro. E a cerimônia de premiação no dia 10 de novembro. O edital do Prêmio FAPEMA 2013 está disponibilizado no site da Fundação, no endereço www3.fapema.br/premio

  Categorias: