Prêmio FAPEMA 2021: iniciada nesta segunda-feira avaliação das propostas submetidas ao edital

Participam do Comitê de Julgamento consultores ad hoc de Instituições de Ensino Superior dos estados do PA, MG, RJ, PE, CE, RN

Prêmio FAPEMA 2021: iniciada nesta segunda-feira avaliação das propostas submetidas ao edital
outubro 25 14:16 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) iniciou, nesta segunda-feira (25), a análise de mérito técnico-científico e relevância das 167 propostas enquadradas e que concorrem ao Prêmio FAPEMA – 2021 Mulheres Cientistas do Maranhão. Participam do Comitê de Julgamento consultores ad hoc de Instituições de Ensino Superior dos estados do PA, MG, RJ, PE, CE, RN. Depois de participarem de duas reuniões virtuais, os consultores realizam, nos próximos três dias, de forma presencial, a analise e indicarão os finalistas. A participação de consultores de outros estados no comitê visa garantir a lisura do processo de escolha dos vencedores.

Concorrem ao prêmio pesquisadores juniores, jovens cientistas, mestres, doutores, pesquisadores seniores, jornalistas e inovadores tecnológicos. Além disso, haverá o reconhecimento popular na categoria Popvídeo Ciências e o Prêmio Homenagem Especial. Os indicados ao prêmio serão profissionais que tenham se destacado pela realização de obra científica, tecnológica ou inovadora de reconhecido valor para o progresso da ciência.

“Com o prêmio, que neste ano chega a sua 16ª edição, incentivamos a produção científica, tecnológica e de inovação no Maranhão, por meio do reconhecimento de ações do pesquisador, inventor e jornalista que tiveram e têm atuação de destaque no estado. Estamos muito felizes de podermos realizar mais uma edição do evento que não aconteceu ano passado em razão da pandemia da Covid-19. Serão premiados pesquisadores das mais diversas áreas contemplando desde pesquisadores seniores a júniores. Este ano o prêmio homenageia as mulheres pesquisadoras maranhenses que estão representadas pelas pesquisadoras Ana Angélica Macêdo, do IFMA; Zafira de Almeida, da Uema, e Luciana Brito, em memória, da UFMA; escolhidas por meio de consulta popular”, destacou o diretor-presidente a FAPEMA, André Santos, durante a abertura do comitê que é coordenado pela assessora de Planejamento e Ações Estratégicas, Kiany Cavalcante.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 02 dezembro no Teatro Arthur Azevedo e acontecerá de forma hibrida com transmissão pelas redes sociais da Fundação. O prêmio está dividido em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial FAPEMA. Além de troféu, os vencedores receberão prêmio em dinheiro que varia de R$ 1.250,00 a R$ 10.000,00. Os pesquisadores que forem indicados como finalistas e não premiados receberão certificado de Menção Honrosa,

“Este é um edital muito esperado que neste ano, graças a Deus, será possível realizar mais uma edição. Os mesmos cuidados que estamos tendo na realização do comitê presencial teremos quando da entrega dos troféus no dia 02 de dezembro no Teatro Arthur Azevedo. Será uma cerimônia com um número limitado de pessoas e respeitando todos os protocolos que o momento exige” disse Kiany Cavalcante.

 

Os consultores integrantes do comitê foram unânimes em elogiar a iniciativa da Fapema e o trabalho que ela vem desenvolvendo, o que tem colocado a Fundação em destaque no cenário nacional. A Fapema é a segunda fundação de amparo à pesquisa que mais investe proporcionalmente em ciência no Brasil.

 

  Categorias: