Prêmio FAPEMA: votação segue até o próximo dia 15 de abril

Prêmio FAPEMA: votação segue até o próximo dia 15 de abril
abril 10 13:22 2013

enquetexEstá aberta até a próxima segunda-feira, 15 de abril, no site da Fapema a enquete para escolha do tema da 9ª edição Prêmio. São quatro opções para a premiação que acontece no final do ano. Os assuntos foram apresentados por uma comissão de avaliadores da fundação.

“Conquista Aeroespacial: três décadas da Base de Alcântara no Maranhão na promoção da Tecnologia”, foi o tema sugerido em função dos trinta anos de instalação da base no estado e que pode auxiliar no debate de assuntos relacionados à corrida espacial no Brasil, como colaborador do desenvolvimento no estado; já o tema “Ciência e projetos inovadores em busca da construção de redes sócio-produtivas e da preservação dos biomas maranhenses”, foi elaborado a partir da participação do Maranhão no Plano Maior do Ministério da Ciência e Tecnologia pró-amazônia. A proposta deve contribuir com a expansão de alternativas de preservação dos ecossistemas encontrados no estado.

A partir da contribuição do Ministério da Ciência e Tecnologia veio a sugestão do terceiro tema: “Ciência e esporte na promoção da saúde”. O assunto traz como gancho a realização de eventos desportivos entre os anos de 2013 e 2016 no Brasil, tais como dois torneios de futebol – a Copa das Confederações e a Copa do Mundo – e as Olimpíadas. O assunto será abordado também durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013, que falará sobre Ciência, Esporte e Saúde.

O quarto tema é “Globalização e ciência: o intercâmbio de tecnologias e ideias para o desenvolvimento sócio-econômico do Maranhão”, que propõe um debate sobre o mercado global e sua integração com a cultura, a inovação e a possibilidade de abertura de novos negócios aliados a interface da ciência, para favorecer o desenvolvimento do estado.

Nos últimos três anos, o tema do Prêmio Fapema foi escolhido pelo voto popular. Em 2012, sagrou-se campeão o tema “Ciência, Tecnologia e Cultura na Promoção do Desenvolvimento Regional Sustentável”, com 58,4% da preferência dos votantes. Já no ano de 2011, a disputa foi mais apertada e com 39% dos votos, venceu “São Luís 400 anos: Revisitando a história, com visão no futuro”.

Sobre o prêmio – Realizado desde 2005, o Prêmio Fapema é a maior premiação científica do Norte/Nordeste. O evento reconhece o talento dos pesquisadores locais e estimula a divulgação científica e tecnológica. Podem concorrer ao prêmio alunos de ensino médio, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares. Em sua primeira edição, no ano de 2005, foram 59 inscritos. Quatro anos depois, em 2009, o número aumentou mais de 300%, chegando a 243 inscritos. Em 2012, foram distribuídos prêmios que juntos chegaram R$ 200 mil.

  Categorias: