Presidente da AML conhece acervo de publicações da FAPEMA

Presidente da AML conhece acervo de publicações da FAPEMA
março 12 20:01 2014

DSC 3713siteA diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra, recebeu na tarde desta terça-feira (12), o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar. Durante a reunião, os dois trataram sobre a parceria para a publicação de obras literárias, apoio a publicação de periódicos e o apoio a preservação do acervo da academia.

“Existe também a possibilidade de firmamos um acordo de cooperação para outras ações nesta área tanto da publicação científica quanto da publicação literária”, informou Rosane Guerra que aproveitou a visita do presidente para mostrar as novas instalações da FAPEMA e o acervo da biblioteca da fundação, que tem como responsável a bibliotecária Fernanda Sousa. A biblioteca conta com títulos em várias áreas do conhecimento, publicadas por autores maranhenses com o apoio da FAPEMA, e as obras estão disponíveis para consulta local.

Durante a visita, Benedito Buzar convidou Rosane Guerra a fazer uma exposição na academia para apresentar os editais disponibilizados pela fundação no campo de interesse da instituição. “Nós temos visto ultimamente uma boa produção apoiada pela FAPEMA, que cada vez mais vem ampliado essa produção e isso é muito importante para o Maranhão que precisa de publicações nesta área em que seus pesquisadores possam mostrar os trabalhos que estão realizando de investigação sobre as coisas que o Maranhão tem”, disse Buzar.

O presidente da Academia disse que vai colaborar com a participação da AML no julgamento de editais na área de literatura, tendo este sido um convite feito pela presidente da FAPEMA. “Estamos vendo cada vez mais a FAPEMA avançando neste campo e isso é muito bom para o Maranhão e para os pesquisadores”, acrescentou.

Editais abertos – Entre os editais abertos atualmente na página da FAPEMA – www3.fapema.br- estão os editais de apoio a publicação de periódicos científicos e tecnológicos e de publicação de artigos, e o edital Programa de Apoio a Publicação Literária, que é inédito e tem como objetivo incentivar a publicação, em especial aquela de natureza inédita, visando difundir a produção científico-cultural do Estado do Maranhão. As inscrições para esta chamada podem ser feitas até o dia 28 deste mês.

  Categorias: