Presidente da Associação Comercial de Imperatriz visita estande da FAPEMA no encerramento da 12ª FECOIMP

Presidente da Associação Comercial de Imperatriz visita estande da FAPEMA no encerramento da 12ª FECOIMP
setembro 17 14:22 2012

Presidente-e-vice-stand_O estande da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) recebeu na noite deste sábado (15), a visita do presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Antônio Euclides Viêra. A visita ocorreu durante o encerramento da décima segunda edição da Feira, do Comércio e da Indústria de Imperatriz – FECOIMP, que reuniu expositores de vários estados brasileiros. O evento teve o apoio do governo do Estado, por meio das Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Indústria e Comércio (SEDINC), Turismo (SETUR) e FAPEMA.

Acompanhado do empresário Jairo Almeida, vice-presidente e coordenador da FECOIMP, Antônio Euclides conferiu de perto o trabalho dos técnicos da Fundação e recebeu informações detalhadas sobre as ações e programas que o Governo do Estado, por meio da FAPEMA, vem desenvolvendo para beneficiar micro e pequenos empresários, como o programa Pesquisador na Empresa – RHAE, e o programa Apoio à Pesquisa na Empresa – PAPPE. O presidente da ACII também conheceu o Programa Estágio “Viva Primeiro Emprego”, que pretende capacitar jovens e adultos de todo o Maranhão para atender as novas demandas do mercado de trabalho.

“O apoio do Governo do Estado através de suas secretarias tem sido decisivo para que a nossa Feira seja um sucesso. Estamos felizes com essa parceria, porque ela já está rendendo frutos. Prova disso são os projetos apresentados pelo governo durante a FECOIMP, que vêm beneficiar tanto os empresários de Imperatriz como aqueles que estão precisando se qualificar para serem absorvidos pelo mercado de trabalho” comemorou o presidente da ACII. Presidente-e-vice-stand--2_Ele informou também que no próximo mês está prevista uma reunião entre os empresários de Imperatriz e os técnicos do governo (FAPEMA e SECTEC) para discutir os projetos e fazer levantamento das necessidades do mercado local.

Estande – Quase 200 empresas e instituições locais e regionais apresentaram seus produtos e serviços durante os três dias da FECOIMP, que recebeu aproximadamente 15 mil pessoas entre quarta-feira e sábado. Dos 180 estandes espalhados pelo Centro de Convenções, o da FAPEMA foi um dos que registraram intensa participação do público.  O empresário Daniel Patrício, da empresa Bell Passo, foi um dos que procuraram o estande para receber esclarecimentos sobre os programas RHAE e PAPPE. “Precisamos de informações como essas que foram trazidas aqui durante Feira. Elas são importantes para que a gente possa, através de projetos inovadores, melhorar as nossas empresas e qualificar a nossa mão de obra”.

Na avaliação do diretor administrativo-financeiro da FAPEMA, Jhonatan Araújo, a instituição cumpriu mais uma vez seu papel de fomento à pesquisa e à inovação no estado. “O objetivo da FAPEMA é estimular a ciência e a inovação, fazendo com que a comunidade científica e o setor empresarial de Imperatriz cresçam cada vez mais, acompanhando e contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão.” Jhonatan Araújo, que representou o presidente da Fundação Antônio Luís Amaral durante a Feira, acompanhou o trabalho dos técnicos e colaboradores durante os três dias da Feira e também visitou o escritório da FAPEMA de Imperatriz, representado pelo professor Manoel Dantas.

FECOIMP – Realizada desde 2001, a FECOIMP já se consolidou no calendário de eventos de Imperatriz, movimentando a economia e atraindo milhares de pessoas. Trata-se da maior feira multissetorial do Maranhão e a primeira a constar do Calendário Brasileiro de Exposições & Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC. Para os organizadores da feira, o bom momento econômico vivido pelo Maranhão e a ampliação das parcerias contribuem para que a FECOIMP se transforme num evento especial.

O foco principal da FECOIMP é promover a integração, a divulgação e o fomento do mercado regional, por meio da exposição de produtos do comércio, indústria e serviços. Para esta edição da Feira, que teve início na quarta (12) e terminou neste sábado (15), a Associação Comercial organizou uma diversificada programação, formada por palestras, oficinas e atividades culturais.

Parceiros – Além do governo do Maranhão, também contribuem pra a realização da Fecoimp 2012 o Sebrae, Prefeitura de Imperatriz, Banco da Amazônia, Grupo Mateus, Banner.com, Vale, Bradesco, Alumar, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Banco do Nordeste, Governo Federal, Suzano Papel e Celulose e Caixa Econômica.

A FAPEMA foi representada na 12ª FECOIMP pelo diretor administrativo-financeiro Jhonatan Araújo, professor Manoel Dantas, responsável pelo escritório de Imperatriz, e por colaboradores da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo e do Núcleo de Difusão Científica.
  Categorias: