Presidente da FAPEMA abre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA

Transversalidade da ciência, tecnologia e Inovação foi o tema da palestra

Presidente da FAPEMA abre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA
outubro 07 17:20 2021

Na noite da última quarta-feira (06/10) aconteceu, de forma virtual, a abertura da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, ministrou a palestra sobre o tema central do evento “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”. O vídeo de abertura do evento e da palestra, disponível no canal do youtube do TV IFMA, já conta com mais de 700 visualizações

O diretor-presidente explicou o conceito de transversalidade na ciência, definindo-a como a capacidade das diferentes áreas do conhecimento científico e até mesmo de conhecimentos fora dessa esfera (na esfera social, cultural, econômica, ambiental etc)  atuarem em convergência para a resolução de problemas. Usando exemplos da sua própria vivência como pesquisador e até mesmo do contexto atual de combate ao Covid, André Santos falou sobre a importância da atuação em conjunto dos diferentes ramos da ciência para que aconteçam descobertas importantes, bem como a inovação tecnológica. “A produção da vacina em um intervalo de tempo recorde, por exemplo, só foi possível através de uma inovação tecnológica que contou com apoio de setores da biotecnologia, física, química, matemática e ciência da computação, tudo convergindo para resolver um problema comum”, explica André Santos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente com atividades pontuais em todos os 29 campi do IFMA localizados no estado do Maranhão, com fomento do CNPq, FAPEMA e do próprio IFMA. Em virtude da pandemia do Covid-19 e das suas consequências, o evento, em sua 18º edição, vai acontecer de forma híbrida, com atividades síncronas e assíncronas, que serão transmitidas no canal da TV IFMA no youtube. Segundo a profª Georgiana Marques, diretora de Pesquisa da Pró Reitoria de Pesquisa do Instituto Federal, discutir ciência é muito importante no contexto atual do Brasil e do Mundo. “A ciência e a inovação atualmente demostraram que a transversalidade é a melhor forma de colocar as teorias em prática e quem mais se beneficia destes resultados é a sociedade”, explica Georgiana.

 

 

Redação: Laércio Diniz (Núcleo de Difusão Científica)

  Artigo "tagged" as:
  Categorias: