Presidente da FAPEMA atua no Grande Júri durante o Prêmio Fundação Bunge 2014

IMG 8087
Por Ivanildo Santos 29 de julho de 2014

IMG 8087O Prêmio Fundação Bunge de 2014 chega à 2014 contemplando iniciativas de responsabilidade social de todo o país. Esta que é a 59ª edição reconheceu trabalhos nas categorias Juventude e Vida e Obra, nas áreas de Ciências Agrárias e Artes Cirsences.

O anúncio dos vencedores foi feito na manhã de 25 de julho, após a reunião do Grabde Júri, formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Entre elas, a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Guerra.

Premiados

Na área de Ciências Agrárias – Produtividade Agrícola Sustentável, Hiroshi Noda, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), foi o contemplado na categoria Vida e Obra por diversos trabalhos, como, por exemplo, a conservação e melhoramento genético de recursos vegetais nativos da Amazônia.

Na categoria Juventude, Fernando Dini Andreote, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), foi agraciado por seu trabalho com microbiologia ambiental na área agrícola.

Na área de Artes – Artes Circenses, Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo Parlapatões, por seus mais variados trabalhos como “Sardanapalo”, “Zéròi” e “Vamos comer o Piolin”, foi o contemplado na categoria Vida e Obra, enquanto Luana Tamaoki Serrat, instrutora de circo e diretora da Cia Fulanas de Circo e da Cia Luana Serrat, foi agraciada na categoria Juventude.IMG 8456

O Prêmio

Criado em 1955, mesmo ando de criação da Fundação Bunge, para incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos, a edição deste ano elegeu os temas “Produtividade Agrícola Sustentável” e “Artes Circenses” como guias da premiação.

A cerimônia oficial será realizada no dia 22 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

 

Fotos: Gerardo Lazzari