Presidente da Fapema discute pesquisa e extensão no IFMA – Campus Maracanã

Presidente da Fapema discute pesquisa e extensão no IFMA – Campus Maracanã
fevereiro 16 12:30 2011

mesa-redondaConvidada para discutir “Pesquisa e extensão no contexto do IFMA”, nesta terça-feira (15), a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra, falou sobre os investimentos que estão sendo feitos, pelo Estado, em qualificação de recursos humanos e pesquisas. Ela dividiu a mesa redonda, realizada no IFMA – Campus Maracanã (antiga Escola Agrotécnica), com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Hilton Rangel, e o representante da pró-reitoria de Extensão, Francisco Sousa.

“Temos interesse em contemplar cada demanda dos interessados em fazer pesquisa no Maranhão”, declarou Rosane Guerra, ao explicar que a FAPEMA possui, atualmente, editais de incentivo à pesquisa e extensão desde a iniciação científica júnior até o pós-doutorado. Somente na próxima terça-feira (22), serão lançadas 34 chamadas públicas, no Pacote de Editais 2011 da FAPEMA.

rosane-guerraA presidente da Fundação reforçou, ainda, sua defesa da ciência, tecnologia e inovação como fundamental ao desenvolvimento do país. Para demonstrar a relação entre recursos humanos qualificados e geração de riquezas, Rosane Guerra apontou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) segue o ritmo do número de doutores.

No quadro do IFMA, segundo o pró-reitor Hilton Rangel, quase 9% dos professores têm doutorado; mais de 23% possuem mestrado e 68% são especialistas. Até 2014, o número de doutores deve dobrar, chegando a mais de 18% do quadro de professores do instituto. Os recursos para a pesquisa de iniciação científica partem, em maior quantidade, da FAPEMA. Em 2010, foram concedidas 70 bolsas, pela Fundação, contra 25 do CNPq e 25 do próprio IFMA.

Foram desenvolvidos, no ano passado, aproximadamente, 50 projetos de extensão, nos diversos campi do IFMA. São iniciativas, por exemplo, como o “Ensino de Física através da arte”, do Campus Monte Castelo, ou da “Capacitação de manipuladores de alimentos das cozinhas institucionais”, do Campus Açailândia.

A mesa redonda fez parte da programação da Semana Pedagógica 2011 do IFMA – Campus Maracanã. As atividades seguem até sexta-feira (18).

  Categorias: