VI Seminário de Pós-Graduação da UEMA tem palestra de abertura ministrada pela presidente da FAPEMA

VI Seminário de Pós-Graduação da UEMA tem palestra de abertura ministrada pela presidente da FAPEMA
novembro 10 11:40 2014

DSC01443Na última sexta-feira (7), a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Guerra, ministrou a palestra de abertura do VI Seminário de Pós Graduação, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A apresentação tratou exatamente do tema central do evento, o fortalecimento da pós-graduação no âmbito das políticas públicas.

Durante a palestra, Rosane Guerra mostrou o crescimento dos investimentos na área de pós-graduação realizados pela FAPEMA, por meio de seus editais de bolsas e auxílios. “Em apenas cinco anos, pudemos observar que o cenário da pós-graduação mudou no Maranhão, provando que esse não é um investimento de tão longo prazo. Em 13 anos, o número de doutores titulados no Maranhão saltou de 200 para quase 1400”, enfatizou.

Além de falar sobre todos os editais de fomento à pesquisa oferecidos pela FAPEMA, a presidente da Fundação detalhou alguns avanços da instituição. “Antes, nossos convênios eram realizados quase exclusivamente com recursos estaduais, hoje, 70% deles são mantidos com entidades nacionais e, até, internacionais. Também podemos destacar como outras conquistas: a capilaridade das nossas ações, com muitas pesquisas contempladas no interior do estado; um salto significativo de pesquisas financiadas nas áreas de Ciências Exatas e Humanas; o crescente estímulo à cultura de inovação, com editais voltados para iniciação tecnológica e inovação nas empresas; e a consolidação do Prêmio FAPEMA, que já se configura como a maior premiação científica do Norte/Nordeste”, enumerou Rosane Guerra.

DSC01435

Por fim, a presidente da FAPEMA destacou o papel da UEMA nesse processo de desenvolvimento da pesquisa científica no Maranhão. “De nada adiantaria os recursos disponibilizados pela Fundação, se não houvesse o engajamento dos professores desta Universidade. O papel da UEMA tem sido fundamental para o fortalecimento da Ciência no estado, tanto pela quantidade e qualidade das pesquisas inscritas, como pela sugestão de novos editais”, concluiu.

SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO

O evento, que aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório da UEMANET, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Coordenação de Pós-Graduação. O Seminário teve como principal objetivo promover a reflexão sobre a pesquisa e a produção de conhecimentos que concorram para o avanço científico e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Além da palestra de abertura, a programação contou com a realização de outras palestras, minicursos, lançamento de livros, mesas redondas e premiação de trabalhos científicos.

  Categorias: