Presidente da Fapema palestra na III Jornada de Informática do Maranhão

Presidente da Fapema palestra na III Jornada de Informática do Maranhão
junho 01 16:23 2010

A diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, participou da III Jornada de Informática do Maranhão, ontem (31), apresentando aos participantes do evento alguns programas estratégicos desenvolvidos pela Fundação com vistas à formação de recursos humanos do Estado.

 

A presidente abordou algumas das modalidades de concessão de apoio à pesquisa no Maranhão e mostroJornadau dados sobre os investimentos dos governos federal e estadual em pesquisa e desenvolvimento. Ela destacou que, embora o Maranhão, se comparado aos estados do centro-sul do país, tenha ainda um número de doutores pequeno, o desenvolvimento científico do Estado tem caminhado rapidamente. “Em 2008, já possuíamos 458 doutores, o que representa cerca de cinco doutores por habitante no Estado. Três anos antes tínhamos metade desse quadro”, exemplificou Rosane Guerra.

 

A III Jornada de Informática acontece até amanhã (02), no Multicenter Sebrae. O evento de caráter acadêmico e técnico tem como objetivo oferecer um espaço de intercâmbio entre os profissionais de informática da região a partir da apresentação e discussão de temas que tratem da aplicação da computação para solução dos problemas do Maranhão.

Durante a Jornada serão abordados temas relevantes ao mercado de informática, discutindo novas tecnologias e suas aplicações e contribuirá com a disseminação da cultura de informática na sociedade.

Entre os tópicos de interesse geral da jornada estão: Arquitetura de Computadores, Computação Gráfica, Empreendedorismo, Engenharia de Software, Inclusão Digital, Informática na Educação, Informática Pública, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Computação Móvel, Sistemas Operacionais, Software Livre, entre outros.

  Categorias: