Presidente da FAPEMA palestra no I Workshop de Grupos de Pesquisa do Campus de Chapadinha

Presidente da FAPEMA palestra no I Workshop de Grupos de Pesquisa do Campus de Chapadinha
maio 18 15:07 2011

Rosane-ChapadinhaEm palestra realizada ontem à tarde no Campus Chapadinha da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra, destacou a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país. “O desenvolvimento de um país e de uma região ocorre a partir do investimento em pesquisa de qualidade e em formação de recursos humanos e também na inovação”, declarou.

Rosane Guerra falou a estudantes e professores durante o “I Workshop dos Grupos de Pesquisa do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais” (CCAA), realizado entre os dias 17 e 18, no auditório do prédio novo do Campus de Chapadinha. O evento é organizado por um grupo de professores bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FAPEMA, e tem como objetivo divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores do Centro.

Para a diretora da FAPEMA, existe uma importante correlação entre o crescimento do país e os investimentos feitos em ciência, tecnologia e inovação. Ela defendeu a necessidade de se investir em pesquisa científica de forma crescente e contínua. “O investimento em ciência e tecnologia gera aumento da captação de recursos, aumento da competitividade e, conseqüentemente, resulta em maior desenvolvimento sócio-econômico da população”, explicou Rosane Guerra.

ChapadinhaDepois de apresentar à comunidade científica local as ações desenvolvidas pela Fundação em 2010, Rosane Guerra fez o lançamento do edital destinado a apoiar grupos emergentes, desenvolvido em cooperação com o CNPq, o PRONEM. Ao final da palestra, a diretora disse acreditar na possibilidade de se fazer ciência no Brasil, no Maranhão e, principalmente, em Chapadinha. “Precisamos apenas de recursos humanos qualificados, temas atuais, viáveis e adaptáveis à realidade local, liberdade para o exercício pleno da criatividade e recursos financeiros permanentes”, afirmou.

De acordo com o professor Francinaldo Silva, mestre em Patologia Humana e professor da disciplina Histologia no Curso de Ciências Biológicas, o I Workshop foi muito importante para promover a interação entre os pesquisadores e também conhecer melhor os trabalhos dos grupos de pesquisa do CCAA. “Eventos como esse dão oportunidade para que nós, pesquisadores, possamos trocar experiências e conhecer o trabalho dos outros professores”, disse. Francinaldo Silva, que também elogiou a participação da FAPEMA no evento, pois, segundo ele, possibilitou conhecer melhor o trabalho da instituição.

  Categorias: