Presidente da FAPEMA participa de mesa de abertura do XXVI SEMIC e I Encontro de Pós-Graduação, da UFMA

Presidente da FAPEMA participa de mesa de abertura do XXVI  SEMIC e I Encontro de Pós-Graduação, da UFMA
novembro 19 18:08 2014

DSC 0374A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, ao lado do reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Natalino Salgado, participou na tarde desta terça-feira (18), da abertura do XXVI Seminário de Iniciação Científica e do I Encontro de Pós-Graduação, realizado no auditório central, da UFMA.

O evento de iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem como objetivo divulgar os resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição, com a participação de estudantes, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, e ainda incentivar a formação de novos pesquisadores.

“Esse momento importante de congraçamento da ciência. É o abc de quem quer se tornar um cientista. Eventos como este mostram avanços que tivemos na Ciência e na Inovação”, disse o reitor Natalino Salgado.

Participaram, ainda, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho; a Diretora do Departamento de Pós-Graduação, Tereza Cristina Franco; o Diretor do Departamento de Pesquisa, Alexandre César Muniz; o Coordenador do PIBIC, Clenilton Costa Santos e mais professores e alunos da UFMA.

A presidente da FAPEMA, Rosane Nassar, ressaltou os editais em parceria com instituições de ensino superior e elogiou a iniciativa.

“Esse é um dos primeiros seminários de iniciação científica do país. É muito importante porque incentiva os jovens a ingressarem na atividade de pesquisa e contribuírem para desenvolvimento do país”, declarou.

Nesta edição, o Seminário inova trazendo o Encontro de Pós-Graduação que irá oportunizar espaço para discentes dos programas apresentarem os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no decorrer do Mestrado e/ou Doutorado em forma de banner.

DSC 0387

Os trabalhos serão avaliados por docentes das áreas específicas, com premiação aos três melhores.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho, comemorou os vinte e seis anos de Semic e 7 mil e 500 bolsistas formados na iniciação científica e destacou o desempenho da FAPEMA com aumento crescente de bolsas de iniciação.

“Graças a Fapema e aproveito oportunidade para agradecer na pessoa da doutora, Rosane Guerra, o aumento significativo de bolsas, que agora é quase igual ao número de bolsas da CNPq. A FAPEMA melhorou bastante o fomento para as universidades”, afirmou.

Quem agradeceu também o apoio da FAPEMA, foi o Coordenador do PIBIC, Clenilton Costa Santos. “A FAPEMA tem nos apoiado muito com aumento das bolsas e isso reflete em mais estudos, mais trabalhos, o que vai ressaltar mais números de trabalhos nos próximos SEMIC. Obrigada a FAPEMA”, declarou.

O Seminário acontece até sexta-feira, 21, no Centro Pedagógico Paulo Freire, Cidade Universitária, no Campus do Bacanga, em São Luís.

  Categorias: