Presidente da FAPEMA participa do Fórum Nacional do CONFAP, em Brasília

Presidente da FAPEMA participa do Fórum Nacional do CONFAP, em Brasília
março 03 14:39 2015

cnpq okO diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, participa nesta terça-feira, 03, e quarta-feira, 04, do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), que acontece no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. A abertura do evento contou com a palestra do novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), Aldo Rebelo.

Na sequência, houve tempo para a apresentação individual dos representantes de FAPs – muitos recém-empossados nos cargos– e para uma reunião deles com representantes de agências federais, a fim de avaliar as perspectivas da CTI em 2015. Ainda no primeiro dia, os membros do CONFAP serão convidados para um jantar na Embaixada Britânica, devido aos acordos firmados em anos anteriores com o Reino Unido que fizeram deste Conselho a primeira entidade brasileira a operar o Fundo Newton.

No segundo dia, será votado o novo estatuto do CONFAP, cujas linhas gerais já haviam sido aprovadas no fórum anterior, realizado em dezembro de 2014. Também haverá votação para a presidência e a vice-presidência do CONFAP, cuja gestão vai até março de 2017.

Confap 2015

 

Em paralelo

No mesmo dia 4 de março – porém não em fórum conjunto como o último, promovido em Florianópolis -, ocorrerá a eleição para escolher os membros da cúpula do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CTI (CONSECTI). Para o biênio 2015/2016 serão preenchidos os seguintes cargos: presidente, 1° vice-presidente, 2° vice-presidente, diretor regional Sul, diretor regional Sudeste, diretor regional Centro-Oeste, diretor regional Norte, diretor regional Nordeste e presidente do Conselho Fiscal.

Atualmente, preside o CONSECTI Francilene Garcia, Secretária Executiva da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba e Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Ela assumiu interinamente o cargo no lugar de Saumíneo Nascimento, que saiu da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe. 

  Categorias: